Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeiro fórum de Tchê como presidente da Unale será com Parlamento Amazônico

A posse do deputado José Luis Tchê (PDT) na presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais trouxe a esperança de um olhar diferenciado da instituição para a região Amazônica. Essa proposta começa a se solidificar nesta sexta-feira, 3, com a participação dele na primeira reunião do Parlamento Amazônico em Cuiabá – MT.
Tch
O evento irá reunir parlamentares dos nove estados que compõem o bloco amazônico na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Para Tchê é uma oportunidade ímpar de dialogar sobre políticas públicas específicas para a região, principalmente com a recente discussão em torno do novo Código Florestal.

“Estamos vivendo talvez um dos momentos mais importantes da história para os estados que compõem a região amazônica e apesar de o debate estar ocorrendo na esfera federal nós dos estados não podemos nos omitir e temos de estar preparados para discutir e defender nossos interesses. Afinal de contas nós que vivemos nas florestas sabemos onde o sapato aperta para nós”.

No Parlamento Amazônico atualmente estão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia Roraima e Pará. O deputado roraimense Mecias de Jesus é o atual presidente da entidade.

Durante o evento desta sexta serão debatidos temas como a unidade arlamentar em defesa da Amazônia, o Plano de Recursos Hídricos para a Bacia Amazônica e o papel da região no Plano Nacional de Integração Viária.

Tchê anunciou ainda que no sábado estará de volta à Rio Branco para promover a primeira reunião de planejamento estratégico que irá pautar seu mandato à frente da Unale. “Quero continuar fazendo da Unale o mais forte guardião dos parlamentos estaduais e para isso precisamos planejar as ações que serão desenvolvidas durante este ano”. (Assessoria)

Sair da versão mobile