Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senadores manifestam apoio a projeto de Jorge Viana sobre coeficiente eleitoral

 Os senadores Francisco Dornelles(PP-RJ), Aloysio Nunes Nunes Ferreira(PSDB-SP), Randolfi Rodrigues (PSOL-AP) e Inácio Arruda(PCdoB-CE) manifestaram apoio, ontem,  ao projeto de lei do senador Jorge Viana (PT-AC) que distribui as sobras de votos a todos os partidos em disputa nas eleições proporcionais, durante a votação  do fim das coligações em eleições proporcionais na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

 A proposta do senador acreano ajuda os pequenos partidos que, de acordo com a legislação atual, não conseguem atingir o mínimo de votos exigidos mas cujos candidatos obtêm algumas das maiores votações individuais.

 É o caso, por exemplo, da ex-deputada Luciana Genro, que não conseguiu se reeleger pelo PSOL do Rio Grande do Sul porque seu partido não atingiu o coeficiente eleitoral, apesar de ter sido a nona mais votada.

 Outros 23 concorrentes com votação inferior à dela conseguiram mandato porque suas  legendas alcançaram, no total, o mínimo exigido pela atual legislação. A proposta de Jorge Viana aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.  (Assessoria)

 

Sair da versão mobile