7 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Vacina gratuita contra HPV pode ser garantida a mulheres dos 9 aos 45 anos

paula por paula
30/06/2011 - 18:29
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Mulheres com idade entre nove e 45 anos poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina para imunização contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que prevê projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (30). A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

vacinaa
 O projeto, de iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi a exame com voto favorável da relatora, a senadora Ângela Portela (PT-RR). A matéria seguirá agora para exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde receberá decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. . Portanto, se aprovado, poderá passar diretamente a exame na Câmara dos Deputados.

 Vanessa Grazziotin observa no projeto que o câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama. Citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), afirma que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano. Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.

 Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem. Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar perto de R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.

 No debate, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) observou que pode ser difícil assegurar a vacina a toda a população feminina, de forma imediata, em país tão grande. Porém, salientou que nada impede que a vacina comece a ser aplicada, especialmente nas regiões onde se registra a maior incidência de infecção pelo HPV.   (Agência Senado)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Metas para concessionárias de telefonia, que incluem internet popular, devem ser publicadas hoje

Próxima Notícia

Encontro sobre o Encarceramento Feminino: Aumento da criminalidade entre mulheres preocupa a Justiça Brasileira

Mais Notícias

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
POLÍTICA

Marina Silva desponta entre os favoritos na disputa pelo Senado em São Paulo

07/10/2025
Vereador Aiache - Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Aiache propõe lei que obriga escolas públicas de Rio Branco a terem cadeiras de rodas e de banho

07/10/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Resultado definitivo do concurso da Educação será divulgado nesta quarta, confirma Gladson

07/10/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Leôncio Castro anuncia mais de 100 serviços gratuitos e eventos infantis no 2º Distrito

07/10/2025
Neném Almeida (MDB) discursa durante sessão marcada por embate; ao fundo, de terno azul, o presidente Joabe Lira (União) entre Leôncio Castro (PSDB) e Felipe Tchê (PP) | (Foto: André Gonzaga / A Gazeta do Acre)
POLÍTICA

Vereador defende parar os trabalhos na Câmara até Bocalom reajustar salário de servidores

07/10/2025
Foto: Sérgio Vale
POLÍTICA

Gladson diz que apoio à candidatura de Mailza ao governo do Acre depende de conversa entre o grupo político

06/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Encontro sobre o Encarceramento Feminino: Aumento da criminalidade entre mulheres preocupa a Justiça Brasileira

Marina deixa PV e adia criação de sigla para 2013

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre