Política local 31/07/2011

Nelson37

“Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo”.

Leonel Brizola

Prudência
Uma fonte importante do PT comentou recentemente que o deputado federal Sibá Machado (PT-AC) está extrapolando. Segundo o petista, no afã de ser indicado candidato da FPA à prefeitura de Rio Branco está fazendo acordos com quem não deveria. Também está tendo uma divulgação exagerada nos meios de comunicação do Estado.

Caldo de galinha
Apesar de afirmar ter o apoio de parte do PT Nacional, Sibá, deveria saber que as coisas na Terra de Galvez são diferentes. Querer ser alguma coisa no PT acreano pode ser a sentença para não ser nada.

Não faz mal
Sibá Machado pode estar causando ciumeira. “Acho difícil que o caminho escolhido por ele possa surtir efeito tratando-se de FPA. Sibá recém se tornou deputado federal e ainda não mostrou o seu trabalho”, confidenciou a fonte.

Recordar é viver
Quem não se lembra do processo da escolha do candidato da FPA ao Governo em 2006? O então vice-governador Binho Marques (PT) não queria disputar a eleição nem amarrado e acabou sendo o escolhido.

Paciência
Portanto, os postulantes à vaga de candidato a prefeito da Capital pela FPA precisam de muita prudência e caldo de galinha. Quem forçar a barra estará decretando o fim prematuro dos seus sonhos.

Ilusão
Têm políticos que acham que só fato de serem candidatos majoritários nas eleições municipais de 2012 já lhes garante uma vitória parlamentar em 2014. Mas não é bem assim, o risco de sair “queimado” da disputa também é grande.

Olho aberto
No momento não existe ninguém consolidado para disputar a Prefeitura de Rio Branco pela FPA. Mas quem quiser saber quem será o candidato é só acompanhar as comitivas do governador Tião Viana (PT) nos próximos meses e ver quem está mais ao seu lado.

Óbvio
Se falta uma candidatura óbvia para a Prefeitura de Rio Branco já para o Senado, em 2014, a situação é bem diferente. A vaga gravitará entre o atual senador Aníbal Diniz (PT-AC) e o prefeito da Capital Raimundo Angelim (PT).

Paralelo
Por outro lado, o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) está decidido a ser senador. A decisão do jovem parlamentar levará o PP que preside para fora da FPA. A chance de ele ser o candidato da FPA é zero.

Divergência
Essa posição está criando incômodos. A situação é tão séria que provavelmente o vice-governador Cesar Messias (PP) estará anunciando a sua filiação em outro partido nos próximos meses.

Disputa familiar
César se queixa do primo por ter sido ele o responsável pelo start da sua carreira política. Glad-son reclama porque nunca pôde indicar nenhum cargo nos dois mais recentes governos da FPA. Mas não apostem na cizânia definitiva porque dentro da família…

Ação silenciosa
O deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) não está todos os dias na mídia. Uma atitude correta: só divulgar o que é realmente relevante e não querer disputar espaços com as maiores lideranças do PT é sinal de prudência.

Cooperativas
Taumaturgo está empenhado em organizar as cooperativas do Estado em parceria com deputado estadual Jonas Lima (PT). Em seis meses de mandato já percorreu o Estado inteiro duas vezes dialogando com as suas bases sobre futuras ações e a destinação das suas emendas.

Sexo forte
Que ninguém se engane. As duas deputadas estaduais do Juruá Antonia Sales (PMDB) e Maria Antonia (PP) são muito ativas politicamente. Que o digam os seus maridos: o prefeito Wagner Sales (PMDB) e o ex-prefeito Dêda (PP).

Caldo de arraia
E preparem-se porque a disputa pela prefeitura de Rodrigues Alves será de arrepiar os cabelos. Dêda e o atual prefeito Burica (PT) protagonizarão uma luta de titãs. Só fico intrigado em saber qual dos dois a cúpula da FPA vai apoiar?

Jacaré
Quem acha que jacaré escaldado tem medo de eleição pode estar enganado. Com o apoio do deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) e do senador Sérgio Petecão, Fernando Melo (PMDB) é um candidato forte à Prefeitura de Rio Branco.

Marketing
Além disso, Fernando Melo poderá ter uma ajuda importante na sua comunicação. Gente acostumada a conversar com as massas e que conhece a linguagem do povão.

Suco de açaí
Na terra do prefeito Dindim (PSDB) quem parece ter um olho para ganhar a eleição é o empresário Kiefer (sem partido). Recém- saído do PSB, Kiefer vai para a disputa da prefeitura de Feijó com ou sem o apoio da FPA.

Dá pra fazer
Um fator importante na disputa eleitoral para as prefeituras acreanas: os candidatos devem saber exatamente quais são as suas futuras atribuições caso eleitos. Já assisti candidato a prefeito fazendo promessa de candidato à Presidência da República ou de governo estadual. Falam besteira e iludem os eleitores. A resposta pode vir nas urnas: “isso dá pra gente fazer”.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation