Política nacional 19/07/2011

“Falar mal só tem sentido se for pelas costas, mas na internet não posso”.

Ex-presidente Lula, sobre site que vai lançar para “analisar” a política.

Líder pode perder apoio do PMDB
Ocomportamento do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN), pode lhe custar a ajuda do próprio partido  no projeto de ascensão à presidência da Casa. Foi mal recebido nas hostes o seu apoio à deputada Ana Arraes (PSB-PE) para a próxima vaga do TCU. Ao afagar os socialistas em busca de futuros votos, esqueceu-se de combinar com os pares. Um peemedebista foi enfático: “Ele está dando os anéis, mas vai acabar perdendo os dedos também”.

Calma aí
Apesar de ser difícil o consenso no partido, o nome do indicado à vaga deve ser tratado com toda a bancada, diz outro peemedebista.

Plano B?
O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), líder do Governo no Congresso e apadrinhado por Alves, cai nas graças da presidenta Dilma Rousseff.

Maré mansa
Enquanto Henrique Alves navega num cruzeiro mar adentro, de férias, Ribeiro bate ponto em Brasília amanhã e quarta para mostrar trabalho.

Jogo de cintura…
Quem conhece Dilma, sabe que ela não perdoa desaforos. Ainda não esqueceu o bambolê que ganhou de Alves, quando ministra.

LET ainda assombra
Por ordem da Agência Nacional de Aviação Civil, a Noar está no chão, mas outras duas empresas de aviação regional, a SOL e a Team, usam em seus voos o mesmo modelo que caiu no Recife, o avião LET 410, sob as vistas grossas de diretores da Anac que não fiscalizam a manutenção dessas aéreas. A Diretoria de Aeronavegabilidade tem dado prioridade à celeridade dos pedidos de fabricantes para liberar as operações.
 
Diário de bordo
Diretor da Anac, Carlos Pellegrino foi executivo da Team no Rio. A empresa voa com três LET 410. Em 2006, um avião caiu e matou 19.

Arrastão do bem
O Papa Bento XVI anuncia em Madrid, mês que vem, a cidade do Rio como a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2012.

Checklist
Mário Lúcio Oliveira, que complicou a agência Marsans na Espanha, tem histórico. Saiu brigado judicialmente com Chieko Aoki da rede Blue Tree.

Controle remoto
Por ordem do então governador Roberto Requião (PMDB), a TV Educativa do Paraná transmitia a Telesur, do ditador civil Hugo Chávez. Agora o canal retransmite a TV Cultura do estado de São Paulo, de Geraldo Alckmin, a pedido do novo mandatário… o tucano Beto Richa.

Mais uma do Pagot
Quem diria: no início de 2009, o diretor-geral “em férias” do Dnit, Luiz Antônio Pagot, ameaçou romper contratos com empreiteiras que faziam “corpo mole” na construção de rodovias. Quanto custaria o “pito”?

N. Sra. dos Ares
Indiciado na Justiça Federal pelo acidente da TAM, que em 2007 matou 199 pessoas em Congonhas (SP), o ex-vice-presidente de operações da empresa Alberto Fajerman é diretor da Gol há três anos.

Ameaça à farra
O relator da reforma política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), quer confusão com  a outra ponta do tapete. Em agosto vai propor em seu texto a extinção do cargo de suplente de senador.

Novos tempos
Na sexta, no Campo dos Afonsos, a caserna militar na Zona Oeste do Rio, os convidados da partida Camarões x Trinidad Tobago pelos Jogos Militares se surpreenderam. Um milico colocou no alto falante a música “Vai passar”, de Chico Buarque, um dos hinos da resistência à ditadura.

Do lado de lá
A Estônia, que comemora em novembro 20 anos da libertação do regime soviético, pretende celebrar à ocasião das festividades a abertura da Embaixada do Brasil, a primeira de um país latino-americano lá.

O corretor
No ano passado, o então chanceler Celso Amorim esteve em Tallinn, capital da Estônia, onde visitou alguns prédios à procura da futura sede. Dos três países do Báltico, só a Estônia usa o euro como moeda.

Impostômetro
O Impostômetro nacional, patrocinado por entidades civis em São Paulo, ultrapassou ontem à noite os R$ 780 bilhões. É o montante de dinheiro que o brasileiro já pagou em impostos desde janeiro.

Pensando bem…
A Seleção Brasileira é boa para “bater pênaltis” em futebol americano.

PODER SEM PUDOR
Deus protege bebum
Em 1996, por sugestão da deputada mineira Sandra Starling (PT), o partido causou polêmica ao sapecar em sua página, na internet, a frase de um fundador, sociólogo Francisco Weffort, que depois seria nomeado ministro da Cultura de FHC:
“Deus protege os bêbados, as crianças e o PT”.
Hoje, nove anos depois, a frase profética talvez explique a estabilidade do presidente Lula e a pizza preparada para petistas como o ex-deputado Professor Luizinho (SP).

Assuntos desta notícia


Join the Conversation