5 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ponha-se na Rua!

paula por paula
07/07/2011 - 20:13
Manda no zap!CompartilharTuitar

 A situação do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, é absolutamente insustentável. O mesmo vale para o domínio do Partido da República (PR) na pasta. Não bastassem as gravíssimas denúncias que ilustram as páginas da revista Veja desta semana, o próprio deputado mensaleiro Valdemar Costa Neto – que também é secretário geral da agremiação – escreveu e divulgou uma nota oficial onde descaradamente confessa que o Partido da República está loteando o Ministério dos Transportes e fazendo uso desta e de outras pastas para benefício exclusivo de sua máquina partidária, em detrimento aos interesses da sociedade brasileira. Apenas isso já é suficiente para Dilma Rousseff – se quiser realmente honrar a faixa de Presidente do Brasil que adorna-lhe o peito – defenestrar Alfredo Nascimento, seus cupinchas e todo PR do governo federal. É ministro no olho da rua, já!

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Mas só demitir o ministro Alfredo Nascimento e seus pares não é suficiente. A presidente Dilma Rousseff precisa instaurar, imediatamente, um inquérito administrativo para investigar a atuação espúria do Partido da República na pasta e no governo, incluindo todo o período de gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando as mesmíssimas pessoas lá estavam. Não é mistério para ninguém que quem segurava as pontas do PR era o falecido ex-vice-presidente José Alencar – que depois de morto virou santo – e que a nota oficial do deputado federal Valdemar Costa Neto faz uma confissão clara da prevaricação, não apenas nos Transportes, mas em todas as pastas onde PR atua.

 Lê-se no documento divulgado pelo deputado: “As relações mantidas com Órgãos da Administração Pública Federal, incluindo o Ministério dos Transportes, são públicas e quase sempre consumadas em despachos e reuniões de trabalho organizadas por servidores das respectivas pastas. (…) Estas reuniões buscam garantir benfeitorias federais para as regiões representadas por lideranças políticas do PR”. Mais claro impossível! O deputado e secretário geral do PR confessa que o Ministério dos Transportes do governo Dilma Rousseff – e “outras pastas” – se tornou uma repartição do Partido da República e há muito deixou de atender os interesses da sociedade brasileira para dar atenção às demandas das “regiões representadas por lideranças políticas do PR”. Chegamos às raias do absurdo!

 É também premente que o Senado Federal instale um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar profundamente a atuação e a bandidagem no Ministério dos Transportes. E o pedido de abertura de uma CPI já existe há anos e tramita no Congresso Nacional. O senador paraense Mário Couto (PSDB-PA) vem batendo nessa tecla desde que assumiu seu mandato, em 2007. Sistemática e semanalmente, Couto sobe a tribuna com críticas contundentes e denúncias contra o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, e contra os crimes no respectivo Ministério. Chegou a hora do Senado Federal ouvir o senador Mário Couto e instaurar, por imediato, uma CPI para investigar e solicitar punições severas aos bandidos que há quase uma década estão assaltando os cofres públicos brasileiros no Ministério dos Transportes. E se o PT e o PMDB tentarem barrar a criação dessa CPI, podem ser considerados cúmplices de mais um escândalo de corrupção declarada no Brasil.

 E que ninguém se esqueça: o Partido da República (PR) nada mais é que o novo nome dado ao antigo Partido Liberal (PL), logo depois do escândalo do Mensalão, no governo Lula, e que solapou vários de seus correligionários, entre eles o próprio deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou ao antigo mandato para fugir da cassação. Impossível não lembrar da imagem de Valdemar suando bicas enquanto o ex-deputado Roberto Jefferson jogava denúncias no ventilador e o apontava como um dos organizadores daquele que é um dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil, ao lado dos petistas José Dirceu e Delúbio Soares. Reeleito na aba do milhão de votos do palhaço Tiririca – e quem foi que disse que isso não teria um preço?! –, Valdemar voltou à cena e, novamente, é um dos protagonistas de outro escândalo de corrupção, prevaricação e má-fé na utilização do dinheiro público.

 O mais chocante nessa história toda é que tornou-se patente a falta de vergonha na cara e a certeza de impunidade da classe política brasileira. E pior: além de criar uma enorme crise institucional na já combalida gestão da presidente Dilma Rousseff, a coloca em xeque enquanto chefe do Poder Executivo e ser político capaz gerir a máquina administrativa do país. Ou Dilma exonera imediatamente Alfredo Nascimento e a cúpula do Partido da República no Ministério dos Transportes – e em “outras pastas” – ou a Presidente do Brasil estará assinando uma carta oficial de cumplicidade com a bandidagem institucionalizada em seu governo. E, diferente de seu padrinho Lula, ela não poderá alegar que “não sabia de nada”. Chegamos, de novo, ao fundo do poço e a Presidente da República e o Senado Federal precisam agir rápida e severamente. É CPI e olho da rua, já! Porque há séculos PR nas portas deixou de ser “Príncipe Regente” ou “Partido da República”. Nas ruas o povo já grita: “Ponha-se na Rua”!

*HELDER CALDEIRA
Escritor, Articulista Político, Palestrante e Conferencista
www.magnumpalestras.com.br – [email protected]
*Autor do livro “A 1ª Presidenta” (Editora Faces, 2011, R$ 29,90), primeira obra publicada no Brasil sobre a trajetória política da presidente Dilma Rousseff e que será transformada em filme, com estreia prevista em 2012.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Marina e PV perdem com desfiliação, dizem verdes

Próxima Notícia

Governo reabre negociações com grevistas

Mais Notícias

Como cortar gastos desnecessários mesmo na pandemia? Veja 10 passos
Destaques Cotidiano

Como cortar gastos desnecessários mesmo na pandemia? Veja 10 passos

10/07/2020
Plano de saúde não pode negar tratamento prescrito por médico e deve cobrir teste de Covid
Destaques Cotidiano

Plano de saúde não pode negar tratamento prescrito por médico e deve cobrir teste de Covid

30/06/2020
ARTIGO – O pacto da quarentena
Destaques Cotidiano

ARTIGO – O pacto da quarentena

29/06/2020
ARTIGO: Como é conviver com a Covid-19
Espaço do leitor

ARTIGO: Como é conviver com a Covid-19

26/06/2020
ARTIGO – Coronavírus nas comunidades: a realidade dura de muitos brasileiros
Destaques Cotidiano

ARTIGO – Coronavírus nas comunidades: a realidade dura de muitos brasileiros

23/06/2020
ARTIGO – Paulo Freire: Educação libertadora
Destaques Cotidiano

ARTIGO – Paulo Freire: Educação libertadora

23/06/2020
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo reabre negociações com grevistas

Adolescentes assaltam estudantes com arma de brinquedo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre