Angelim e Tião Viana entregam novo Centro de Saúde da Vila Ivonete

Totalmente reconstruída, unidade com dois pavimentos realça compromisso da Prefeitura de Rio Branco com o desenvolvimento humano
Inaugurao_Posto_de_sade
O prefeito Raimundo Angelim e o governador Tião Viana inauguraram nesta terça-feira, o novo Centro de Saúde da Vila Ivonete, totalmente reconstruído e modernizado através de um  projeto que demandou investimentos de mais de R$948 mil e implantou, entre outros ambientes, o primeiro núcleo da Saúde do Homem  do Acre  em uma  uma estrutura que sobretudo humaniza o atendimento à população.

Bastante prestigiada, a cerimônia de entrega daquele CS à população contou com a presença do vice-governador César Messias, secretários de Estado e do município, usuários do Sistema Único de Saúde, vereadores  e lideranças comunitárias.

A obra possui dois andares e seus ambientes são, no pavimento  térreo: recepção, atendimento; espera climatizada para 78 lugares; farmácia, escovódromo, sala de vacina, sala de coleta, sala de curativos, sala de observação e medicação, sala da criança, consultório odontológico, expurgo, sala de esterilização e distribuição de materiais, depósito de materiais de limpeza, coordenação, sala de reuniões, arquivo, almoxarifado, copa funcionários, sanitários F/M/portadores de necessidades especiais para público, sanitários funcionários; e no 1º pavimento: espera consultórios, sala de assistência  social, sala de ações programáticas, 3 consultórios de enfermagem, 2 consultórios de clínica médica, 1 consultório pediátrico  e 1 consultório ginecológico.

O prefeito lembrou o trabalho de Benedito Modesto, servidor  público já falecido que por vários anos trabalhou no CS Vila Ivonete sempre atendendo com carinho e paciência.

“Com trabalho estamos conseguindo superar todas as dificuldades da saúde”, disse o prefeito. Através da parceria com o governo do Estado, relembrou o o prefeito, o município de Rio Branco realiza 35 mil consultas médicas ao mês. Em quatro centros de saúde, os procedimentos passaram de 5.000 para 15.000 ao mês.

A reforma ampliou  e dotou  de melhores condições de atendimento porquanto  inclui a implantação do pavimento superior,   novas instalações hidráulicas e sanitárias, novas instalações elétricas, substituição total das esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e um novo padrão arquitetônico para as fachadas. O mesmo padrão está presente nas unidades que já foram inauguradas, entre as quais as unidades dos bairros Placas, São Francisco, Adalberto Sena, Souza Araújo, Palheiral e Cidade Nova.

O governador trouxe à memória dos presentes o sofrimento das pessoas com o velho sistema de saúde do Acre. “A saúde era sinônimo de medo e insegurança”, disse, apresentando série de ações que consolidam o novo o sistema como eficaz e humanizado.  Tião Viana afirmou que o carinho no acolhimento é o que fará a diferença. “O mais importante, mais bonito é o amor entre as pessoas”.

Localização estratégica para várias comunidades e zona rural
Inaugurao_Posto_de_sade_2
A reconstrução elevou para 76 o número de funcionários, entre médicos e pessoal de apoio, naquela unidade. Mas os números são muito melhores: hoje, a cobertura da saúde pública na Capital é de mais de  60%. Outro aspecto que deve ser destacado é que 98% dos atendimentos em saúde são feitos pelo Município e pelo Estado e apenas 2% são executados pela rede particular.

“O Centro de Saúde da Vila Ivonete é o 10º que a Prefeitura entrega completamente reconstruído. É extremamente estratégico e tem referência inclusive para pessoas da zona rural”, disse o secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal, destacando que o bem mais precioso do sistema de saúde são seus servidores.

Acolhimento, modernidade,  funcionalidade e acessibilidade
Inaugurao_Posto_de_sade_3
Internamente priorizou-se o acolhimento dos pacientes, com salas de espera  amplas e climatizadas. O fluxo interno de pacientes e funcionários também foi otimizado e os ambientes foram redimensionados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Sáude.   Externamente optou-se por um projeto arquitetônico mais moderno e funcional. Uma nova proposta estética foi adotada para todas as unidades através da padronização dos materiais de acabamento, cores e elementos externos, independente do tamanho ou da localização da unidade em questão na zona urbana de Rio Branco.

Antes da reforma, o CS Vila Ivonete funcionava em uma área de 396,34 m2. Com a ampliação passa a ter uma área útil de 615,85me distribuídos em dois pavimentos interligados por uma rampa central.

Para Decreci Lopes, da Associação dos Deficientes Físicos do Acre, o CS Vila Ivonete é exemplo em acessibilidade. “Impecável”, avaliou Lopes.

Primeiro Núcleo de Saúde do Homem em Rio Branco|
Inaugurao_Posto_de_sade_4
A obra de reconstrução e modernização do CS Vila Ivonete, juntamente com as demais unidades de saúde já inauguradas pela PMRB compõe o  plano de reestruturação  física das unidades de saúde da rede municipal. Após as reformas, as unidades passaram a ter um novo padrão arquitetônico tanto interna quanto externamente.

Comunidades de 14 bairros serão atendidos, de acordo com o  presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb) Gilson Albuquerque.

O CS Vila Ivonete terá todas as ações básicas de saúde na comunidade, indo mais além como referência em saúde do homem, que é política de governo na atual gestão. A meta é reverter os números negativos: os homens vivem média de sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevados.

Entendendo que esses agravos são um problema de saúde pública, o Ministério da Saúde (MS) lançou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH) para a promoção e ampliação do acesso masculino aos serviços de saúde e deste então avançou para uma política sólida em Rio Branco.

“Aqui os homens terão atenção especial para sua saúde”, disse Durival Brito, diretor do CS Vila Ivonete.  Três equipes farão ao atendimento nesse núcleo.  Conforme reafirmou  o prefeito, em breve serão iniciadas as obras de reconstrução do centro de saúde Barral Y Barral, na Estação Experimental, e  concluída a reforma do CS  Gentil Perdomo, no bairro Esperança. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation