Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bolivianos buscam no Acre experiência em empreendimento solidário

As ações do Acre na área de empreendedorismo solidário vão nortear programas similares no Departamento de Pando, na Bolívia. O primeiro passo neste rumo foi dado nesta sexta-feira, 8, em reunião na Aleac entre os deputados Geraldo Pereira e Jonas Lima, ambos do PT e o oficial-major de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cobija, Rommel Beltran.

“A meta é trocar experiências, identificar empreendimentos potenciais e suas dificuldades”, explicou Pereira, lembrando que o Acre tem uma estrutura mais sólida que Pando graças à instalação em Rio Branco de uma filial da Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) que agrega cerca de 500 cooperativas no Brasil e mais de 30 no Acre.

Beltran disse que os bolivianos buscam as experiências do Acre nas áreas de agricultura, pecuária e artesanato.  “Queremos estes conhecimentos para a criação de empresas cooperativas e associações de produtores em setores diversos”, informou.

O programa prevê a assinatura de uma carta de intenções entre a Unisol, a Aleac, o Governo do Acre e a Prefeitura de Cobija. O próximo passo é uma reunião técnica para a elaboração de projetos de interesse comum entre as duas regiões. O Governo vai ser representado pelo secretário de Indústria, Edvaldo Magalhães, com quem Beltran se reúne ainda nesta sexta-feira. (Assessoria)

Sair da versão mobile