Cades completa 8 anos e promove eleição hoje

A Central de Articulação de Entidades de Saúde (Cades) completa 8 anos hoje. A data coincide com a eleição da direção, cuja votação é na sede da entidade, localizada na Avenida Getúlio Vargas, na antiga LBA, no centro da cidade.  A atual presidente, Elisama Lima, concorre à reeleição em chapa única.  A Cades, que congrega 26 entidades, realiza convênios com o Governo do Estado.

Na iminência de se tornar uma entidade de utilidade pública federal, a central quer ampliar suas ações, buscando novas formas de parcerias com poder público. Ela é uma entidade sem fins econômicos que atua na área de assistência, prevenção e controle social de políticas públicas de saúde no Estado. Fundada em 18 de julho de 2003, com a finalidade essencial de defesa da vida, a Cades define sua atuação de acordo com as diretrizes de Sistema Único de Saúde (SUS). “Expressamos as reivindicações das entidades e de seus asso-ciados nos seus mais diversos aspectos”, comentou Elisama.

A Cades possui uma casa de passagem que tem o objetivo de hospedar pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicílio. Essa iniciativa surgiu da grande demanda de pessoas oriundas dos municípios ou da zona rural, que não possuem condições financeiras pra arcar com despesas de hospedagem e alimentação, motivos pelos quais acabavam desistindo do tratamento.

A casa de passagem tem capacidade para hospedar 32 pessoas, incluindo os acompanhantes. É de uso totalmente gratuito e está situada no Conjunto Universitário I. A Cades também administra outra casa em Goiânia, com capacidade para 16 pessoas. 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation