Cades ganha o prédio do Centro Dom Bosco

A Central de Articulação de Entidades de Saúde (Cades) vai receber o prédio onde funcionava o Centro de Ensino Especial Dom Bosco, no bairro do Bosque. A doação já foi publicada no Diário Oficial do Estado ontem. O local abrigará a casa de passagem e as sedes de algumas entidades. A Cades, que congrega 26 filiadas, completou 8 anos e elegeu uma nova diretoria.

Na iminência de se tornar uma entidade de utilidade pública federal, a central quer ampliar as suas ações, buscando novas formas de parcerias com o poder público. Atualmente, ela possui convênios com o Governo do Estado. “Vamos nos livrar do aluguel da casa de passagem e instalar algumas entidades”, comentou a presidente, Elisama Lima.

A Cades é uma entidade sem fins econômicos que atua na área de assistência, prevenção e controle social de políticas públicas de saúde no Estado. Fundada em 18 de julho de 2003, com a finalidade essencial de defesa da vida,  ela define sua atuação de acordo com as diretrizes de Sistema Único de Saúde (SUS). “Expressamos as reivindicações das entidades e de seus associados nos mais diversos aspectos”, comentou Elisama.
A entidade administra uma casa de passagem, que tem o objetivo de hospedar pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Esta iniciativa surgiu da grande demanda de pessoas vindo de municípios do interior ou da zona rural. Pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com despesas de hospedagem e alimentação, motivos pelos quais acabavam desistindo do tratamento. A casa de passagem tem capacidade para hospedar 32 pessoas, incluindo os acompanhantes, sendo totalmente de uso gratuito.

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation