Cavalgada abre maior evento de negócios e lazer do Estado

Todas as atenções se voltam de hoje até o domingo, 31 de julho, para o Parque de Exposições Mal. Castelo Branco, que abriga o maior evento de negócios e entretenimento do Acre. A abertura oficial da Expoacre 2011 será com a Cavalgada, cuja expectativa de público é de 20 mil pessoas durante o percurso de 5 Km desde a Gameleira até o estacionamento do parque com saída prevista para às 9 horas e chegada às 14 horas.
Cavalo111
Uma megaestrutura foi preparada para dar suporte à Cavalgada que terá, este ano, 50 comitivas e 50 quadriciclos, além de dezenas de cavaleiros e seus animais. Quem participar do desfile de abertura concorrerá à premiação de melhor cavaleiro, melhor amazona e a comitiva mais animada. Os melhores animais também receberão destaque. As inscrições poderão ser feitas na concentração.

Os portões da Expoacre serão abertos às 18 horas, horário em que todas as atividades já estarão disponíveis. Criada para fomentar o setor produtivo do Estado, a Expoacre é o evento que reúne o maior número de pessoas no Acre e a cada ano recebe melhorias em sua infra-estrutura. Em 2011, quem visitar a feira poderá circular com mais conforto nas vias pavimentadas, ampliação da área coberta alcançado 5 mil metros quadrados e terá mais opções de atrações artísticas variadas e de espaços de lazer como novos restaurantes, bares, estandes de empresas do comércio e indústria e que apresentam os programas de desenvolvimento do Governo do Estado.

Ações de saúde, educação, capacitação profissional, mostra de trabalhos de pesquisa na área de produção, abertura de linhas de crédito especiais, serviços diversos de cidadania fazem parte da programação da Expoacre. Uma operação especial foi organizada para proporcionar mais segurança aos freqüentadores do lugar. Quatro shows musicais privilegiando ritmos diferentes estão marcados para ocorrer entre 27 e 31 de julho. São eles: Jorge e Matheus (dia 27), Thalles Roberto e Banda (dia 28), Capital Inicial (dia 29), Adriana e Banda (30 de julho) e Gusttavo Lima (31 de julho).

Rbtrans detalha funcionamento do transporte público durante a Expoacre
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco informa o fun-cionamento do transporte público durante os nove dias de Feira Agropecuária 2011. Em virtude da realização da Cavalgada 2011, as linhas de ônibus que circulam no 2º Distrito da Capital, sofrerão alterações no percurso e uma linha especial atenderá aos usuários dos bairros Cidade Nova e Triângulo Velho. As mudanças serão:

Linha 101 – Norte/Sul – circulará pelo Complexo Viário Amadeo Barbosa nos sentidos bairro/Centro e centro/bairro. A viagem iniciará na Escola Chico Mendes, bairro Santa Inês e encerrará no Terminal Urbano.
Linha 102 – Taquari – circulará pelo Complexo Viário Amadeo Barbosa no sentido Centro/bairro, desde a 4ª ponte até os fundos do palco no Estacionamento do Arena da Floresta, onde acessará a Via Chico Mendes, passando em frente a Escola Sebastião Pedrosa. No deslocamento bairro/Centro, a linha utilizará a Via Chico Mendes. Estará impossibilitada a circulação da linha por dentro do bairro Taquari.

Linha 103 – Santa Maria
Linha 104 – Liberdade
Linha 107 – Recanto dos Buritis
Linha 112 – Parque Industrial

Linha Especial Rodoviária – partirá da Rodoviária e seguirá até o Terminal Urbano, utilizando a Av. Amadeo Barbosa.

Expoacre Ônibus – Uma linha de ônibus especial irá atender o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco durante os nove dias de Feira Agropecuária. Funcionando pelo Terminal Urbano de Rio Branco durante todo o dia até às 23h30. A partir das 23h30 até às 3 horas da manhã a linha de ônibus fará o percurso da Expoacre até o Quartel da Polícia Militar, no Centro de Rio Branco. Nos dias de show, onde temos maior quantidade de usuários do transporte coletivo, serão disponibilizados 20 ônibus para atender a comunidade. O usuário terá ainda a opção de utilizar as linhas Santa Maria e Polo Benfica, que funcionam regularmente e passam em frente ao Parque de Exposições.

A RBTrans sugere que os usuários do transporte coletivo utilizem o cartão de Bilhetagem Eletrônica a fim de evitar problemas relacionados ao troco. O cadastro é gratuito e pode ser feito em horário comercial no Sindcol e na Central de Serviços Públicos – OCA, no Centro da cidade.

Táxi e Moto-táxi – A Rbtrans vai garantir uma estrutura especial para o serviço de táxi e moto-táxi durante a Feira Agropecuária, com demarcação específica para essas categorias. (Assessoria Rbtrans)

Detran se prepara para a Feira Expoacre 2011
Uma das grandes preocupações do Governo do Estado durante os dias de duração da Expoacre 2011 é com o retorno para casa em segurança de quem foi até o Parque de Exposição, em busca de diversão e até mesmo fechar negócios.

Para tanto, o Detran estará com sua equipe de fiscalização e educação de trânsito. “Sabemos que a Expoacre atrai milhares de visitantes, inclusive pessoas que se deslocam de municípios e isso modifica consideravelmente a rotina do tráfego aqui na Capital, principalmente próximo ao local do evento. Com isso, temos que trabalhar medidas preventivas de acidentes, mas também, zelar pela fluidez no trânsito”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Além das alterações já amplamente divulgadas pela imprensa local, que ocorrerá no trânsito no período de 7 a 12 horas do dia 23, para poder acomodar a Cavalgada de abertura e também os condutores que necessitarem se locomover pelo mesmo trajeto, o Detran alerta os freqüentadores, principalmente os condutores de veículos, sobre os cuidados que devem tomar ao se dirigirem à feira.

“Estaremos todos os dias pedindo que as pessoas evitem o consumo de bebida alcoólica, se tiverem a intenção de dirigir posteriormente, e evitar o uso do celular ao volante, pois qualquer falta de atenção pode provocar um acidente. Além disso, dezenas de pessoas realizam o trajeto até a feira a pé, tornando as vias próximas ao local bastante movimentadas, o que gera riscos de ocorrências de acidentes”, pontua Sawana Carvalho.

As atividades educativas e de conscientização serão concentradas nas principais vias de acesso à feira agropecuária, nos bares e restaurantes e no estacionamento (entrada) do Parque de Exposição Castelo Branco. Contam com a parceria do Projovem, onde 50 alunos estarão juntos com a equipe de educação nas abordagens. “Entre fiscalização e educação, ao todo, o Detran estará com mais de 100 pessoas atuando todos os dias em prol de um trânsito seguro”, afirma a diretora-geral.

Futuros condutores – Dentro do espaço Expoacriança, todos os dias terá uma programação voltada exclusivamente ao trânsito. Serão duas apresentações diárias de teatro e cinema em dias alternados. Sendo a primeira as 19h30min e a segunda iniciando as 21h.

Em caso de acidentes de trânsito que não envolvam veículos oficiais, vítimas ou patrimônio público, o cidadão deve ligar para os telefones 190 ou 9985-2750 ou 3211-5566. (Ascom Detran)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation