22 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Chefe de polícia de Cobija visita o Acre e conhece Sistema Integrado de Segurança Pública

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/07/2011 - 19:48
Manda no zap!CompartilharTuitar

O chefe da polícia de Cobija, coronel Mário Luiz Chacon Calderón, acompanhado do tenente Saúl Jonas Inclán Hichar e do sargento Martin Manari Huasco, foi recebido esta semana em visita oficial a Rio Branco pelo secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner, e pela diretora executiva de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Eliethe Maria Gabriel Gadelha.
Polcia_boliviana
O oficial boliviano veio retribuir a visita das autoridades brasileiras a Cobija no início de junho com a presença do governador Tião Viana. Em Rio Branco, ele recebeu das mãos do secretário de Segurança relação elaborada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), com número de placas de 665 veículos com registros de roubos e furtos, a partir de 2009. “É possível que alguns desses veículos tenha sido levado para a Bolívia”, afirmou o secretário.

Chacon Calderón afirmou que a determinação do governo boliviano é de não nacionalizar qualquer veículo que circule em território boliviano. “Comprovado que o veículo é procedência de furtos e seja recuperado pela polícia boliviana, ele será devolvido ao proprietário sem nenhuma burocracia”, assegurou.

Reni Graebner disse que a disposição tranquiliza as autoridades brasileiras. Calderón orientou as vítimas de furtos de veículos a se dirigirem ao consulado da Bolívia em Brasileia, portando documentos que identifiquem o veículo e, naturalmente, o registro do Boletim de Ocorrência (BO).

Além do assunto relacionado ao furto de veículos, o coronel Chacon Calderón falou dos pontos de vulnerabilidade (fronteiras secas) entre os dois países, onde os traficantes podem usar como rota de contrabando ou tráfico de drogas: Capixaba (Vila Evo Morales) Plácido de Castro (Vila Montevidéu) Xapuri, Acrelândia, Epitaciolândia e Brasileia.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Calderón falou da disposição da Bolívia de implantar postos de fiscalização ao longo da fronteira para coibir o tráfico de drogas, roubos de veículos e tráfico de pessoas, e ouviu das autoridades acreanas que o governo federal está implantando o Policiamento de Fronteira (Profon), com a participação da polícias Federal, Militar e Força de Segurança Nacional.

Ainda no prédio da Secretaria de Segurança Pública, a comitiva boliviana assistiu a uma apresentação do Sistema de Informação e Gestão Operacional (Sigo), poderosa ferramenta da Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp) que identifica os suspeitos através de uma banco de dados integrado a todo o sistema de segurança do Acre e do país.

No Comando Geral da Polícia Militar, ele conheceu como funcionam a corporação e suas atribuições. Visitou o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e demonstrou interesse em promover intercâmbio de conhecimento e especialização através de cursos bilaterais. Calderón também conheceu a OCA e se impressionou com a organização, funcionalidade e o número de pessoas atendidas diariamente. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Corte Eleitoral do Acre decide manter afastados prefeito e vereador de Tarauacá

Próxima Notícia

BANCO DA AMAZÔNIA COMEMORA 69 ANOS

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Onda polar avança sobre o Acre e traz previsão de temporais, ventos fortes e queda de granizo

22/11/2025
Foto: Mardilson Gomes/SEE
Geral

Seletivo da Educação: vagas, salários e tudo sobre a nova prova da SEE

22/11/2025
Governo entregou 129 títulos definitivos a moradores dos bairros da Baixada. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Destaques Cotidiano

Com 50 serviços, Feirão de Empregos e entrega de títulos, Juntos pelo Acre realiza maior edição na Baixada da Sobral

22/11/2025
Apreensões de maconha saltam mais de 200% no Acre, aponta pesquisa nacional
2º destaque

Apreensões de maconha saltam mais de 200% no Acre, aponta pesquisa nacional

22/11/2025
Foto: Cedida
Destaques Cotidiano

Bocalom leva café, prestigia produtos locais e reforça união dos municípios no Encontro Agrofamiliar em Acrelândia

22/11/2025
Foto: Getty Images
5º destaque

Acre reduz mortalidade infantil em 88,6% em 55 anos, mas fica entre os estados com menor avanço

22/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

BANCO DA AMAZÔNIA COMEMORA 69 ANOS

Aleac aprova empréstimo do governo de R$ 685 milhões junto ao BNDES

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre