Começa a Expoacre 2011

O governador Tião Viana fez a abertura oficial da Expoacre 2011 na manhã deste sábado, 23, durante solenidade realizada no Calçadão da Gameleira. Durante o seu discurso, o governador fez questão de homenagear o trabalhador rural que, segundo ele, tem grande importância para o processo de produção.
Expoacre
Viana também homenageou professor Manoel Ribeiro, falecido esta semana. Antes da fala do governador Tião Viana, o padre Mássimo Lombardi e o pastor Eli Paulo fizeram orações abençoando o evento e pedindo proteção aos seus participantes.

Manoel Ribeiro era professor universitário e atuava na Universidade Federal do Acre (Ufac). Tião Viana disse que ele foi o maior formador de jovens técnicos para a agricultura e a pecuária e para a produção animal no Acre. “Que essa Expoacre também simbolize uma homenagem a esse homem que ajudou a formar tantos jovens em nosso Estado”, afirmou.

“O trabalhador rural acorda levanta antes de amanhecer para produzir os alimentos para a nossas mesas. Ele trabalha o dia inteiro com sua família, com sua comunidade e deve ser sempre considerado com respeito pela consideração que tem por todos nós”, disse Tião Viana. O governador afirmou que a cavalgada é a maior festa do Acre.

Neste sábado, estima-se que mais de 30 mil pessoas participaram montados em cavalos, nas comitivas ou mesmo nos quadricículos da abertura do evento. Aproximadamente 90 veículos do tipo participaram.

Cerca de 300 pessoas trabalham na cavalgada de abertura da Expoacre 2011

Uma equipe composta de mais de 300 pessoas deu o apoio necessário para a realização da cavalgada de abertura da Expoacre 2011 que aconteceu na manhã deste sábado, 23.

Essas pessoas atuam no apoio do evento, organização do trânsito e segurança. De acordo com a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Cordeiro, a expectativa para o evento é a melhor possível. Ela contou que durante a cavalgada será realizado um concurso onde será escolhida a melhor comitiva, o melhor cowboy e a melhor cowgirl, o melhor cavalo, e o melhor burro. Os jurados vão avaliar os participantes ao longo do percurso e o resultado vai ser divulgado ainda neste sábado. O governador Tião Viana acompanhou toda a cavalgada.

Comitivas fazem a alegria da Expoacre

A cavalgada de abertura da Expoacre é um evento das comitivas. Elas se organizam em caminhões especialmente equipados para atender as participantes.

São montados banheiros, equipamentos de som com bandas ou música eletrônica, churrasco e bar. Algumas são comitivas particulares, outras são um negócio que já se tornou tradicional. Este ano a comitiva do Centro de Tradições Gaúchas Plácido de Castro (CTG) participa pela primeira vez da Expoacre. Uma das organizadoras, Elusa Kaiser, afirmou que o objetivo é difundir a cultura gaúcha.

O centro realiza festas, bailes e outros eventos culturais e este ano resolveu investir na cavalgada. Os frequentadores participaram do evento vestidos à caráter e levaram um caminhão ornamentado. “Estamos em 40 pessoas participando do evento e pretendemos voltar no próximo ano”, disse.

Faturando alto na cavalgada

A cavalgada, para alguns, é lazer apenas. Para outros e trabalho e uma fonte de renda que se repete a cada ano. Ao longo da via Chico Mendes são montadas barraquinhas, lanches ou mesmo apenas um carrinho onde se instala um isopor para vender refrigerantes, cervejas, energéticos e alguns lanches. O faturamento é certo. Joice Miranda tem um lanchinho instalado na via.

Este ano ela disse que se preparou bastante. “Abastecemos nossos estoques com muito refrigerante, energéticos e lanches, esperamos vender bastante”, afirma. Ela não vende cerveja, pois Joice é evangélica, mas ela garante que as vendas são muito boas. “É o dia em que a gente mais vende”, completa. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation