Confira as secretarias presentes na Expoacre 2011

SEPLAM

 Para o estande do Floresta Digital que agora além do serviço de disponibilização de link gratuito para os cidadãos foi unificado com o programa de Telecentros, antigo comunidade digital, temos também dois produtos gerados dentro da Seplan: o anuário estatístico “Acre em números” e o Relatório de campo “ESTUDOS PARA O MERCADO INTERNACIONAL FRONTEIRIÇO DA ZPE/AC” que serão lançados durante a feira e disponibilizados em formato digital e impresso – somente ZPE.

01 – Um telecentro com 12 estações para a comunidade acessar a Internet;
02 – Disponibilidade de internet sem fio ao redor do telecentro e para todas as demais atividades dentro do Parque de Exposições;
03 – Netbooks do programa ensinomedio.ac;
04 – Totem com canais de multiserviço com telefone habilitado para ligação para números de emergência;
05 – Demonstração e orientação de instalação das antenas para acesso ao Floresta Digital;
06 – Demonstração do telefone voip corporativo como alternativa de economia dentro do serviço público;

ACRE EM NÚMEROS 2011: periódico de fácil consulta e referência de qualidade no Estado quando se trata de dados estatísticos. É a oitava edição desta publicação de bolso, que contém 120 tabelas que mostram indicadores atualizados sobre o Acre.

ESTUDOS PARA O MERCADO INTERNACIONAL FRONTEIRIÇO DA ZPE/AC: trata-se de um documento elaborado com informações gerais tanto primárias (em seis cidades bolivianas e peruanas) como secundárias sobre o mercado para produtos de empresas candidatas na 1⁰ fase a se instalarem na Zona de Processamento do Estado do Acre – ZPE/AC.

SECRETARIA DE SAÚDE

 O estande da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) oferece serviços de prevenção e promoção à saúde, aos visitantes da Expoacre 2011.
Todos os dias serão realizadas ações preventivas com orientações das diversas áreas de saúde:
– Saúde do Homem
– Programa Saúde Itinerante “Cuidando dos Seus Olhos”; 
– Combate a dengue, a malária, as hepatites virais, distribuição de preservativos;
– Verificação da pressão arterial, assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para garantir maior tranqüilidade aos visitantes da feira, dentre outros serviços.
 De acordo com a coordenadora-geral do Samu, Lúcia Carlos, os atendimentos mais comuns durante a Expoacre são por dor de cabeça, mal estar, vômitos, pressão alta e os traumas, ocasionados por queda, principalmente nos dias de rodeio.
Este ano, a Sesacre promove uma atividade inovadora de prevenção. O Programa Saúde do Homem participou da abertura da Expoacre com a Comitiva “Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Dentro do Parque de Exposição um stand, onde uma equipe formada por profissionais de saúde e também por voluntários de vários segmentos da sociedade estarão oferecendo serviços de prevenção, como forma de incentivar a população masculina a procurar os serviços básicos de saúde.

DETRAN

Com base no projeto montado pela Gerência de Educação de Trânsito, essas serão as atividades desenvolvidas pelo Detran durante o período de realização da Expoacre 2011. A Fiscalização de Trânsito, estará atuando de forma ostensiva, a pedido do próprio governador, no combate a bebida e direção.
Durante os nove dias de Expoacre o Detran estará alertando aos freqüentadores, principalmente os
condutores de veículos automotores, sobre os cuidados que devem adotar ao se dirigirem à feira, evitando o consumo de bebida alcoólica se tiverem a intenção de dirigir posteriormente e evitar o uso do celular ao volante, pois qualquer falta de atenção pode provocar um acidente. Além disso, dezenas de pessoas realizam o trajeto até a feira a pé, tornando as vias próximas ao local bastante movimentadas, propiciando ocorrências de acidentes.
As atividades educativas e de conscientização serão concentradas nas principais vias de acesso à feira agropecuária, nos bares e restaurantes e no estacionamento (entrada) do parque de exposição.
• Abordagens aos condutores e adesivagem de veículos na entrada do estacionamento do Parque, utilizando o adesivo “ família feliz”;
• Distribuição do material “jogo americano” com mensagem educativa, aos gerentes e proprietários dos bares e restaurantes para serem disponibilizados nas mesas  daqueles estabelecimentos;
• Sketch teatral nos bares e restaurantes do Parque, abordando os riscos de se dirigir sob efeito de álcool;
• Distribuição do material adesivo “Não bebi. Vou dirigir!” e “Bebi. Não vou dirigir!”  nos Bares e Restaurantes através dos educadores, logo após a apresentação da sketch;
• Exposição de Banner com mensagem que transmite a importância de ser bem educado no trânsito. Nas proximidades dos banner, estarão os educadores de trânsito alertaando a respeito dos riscos do uso abusivo de álcool para posterior uso de veículo automotor como meio de transporte, estando o condutor embriagado;
• As atividades educativas serão realizadas no período de 23 a 31 de julho de 2011, sendo iniciado às 17:00 e encerrado às 22horas dos dias acima citados.

INSTITUTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 Informo que o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) estará com um estande na Expoacre junto com a Sema, IMAC e Iteracre. O local onde vai funcionar o estande está localizado no setor da “fazendinha”, no lado esquerdo do palco. Durante as nove noites da feira agropecuária, o IMC estará com uma equipe de técnicos explicando e tirando dúvidas sobre a LEI do Sistema Estadual de Incentivo a Serviços Ambientais (SISA) e as competências do Instituto dentro da atual política ambiental do governo do Acre. O estande vai dispor de banner e informativos que serão distribuídos a comunidade em geral. O diretor-presidente do IMC Eufran Amaral encontra-se viajando, mas deve chegar a tempo de participar da abertura oficial da Expoacre 2011.

SEAPROF


 A população terá oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido no campo,
pelo governo do estado, para garantir alimentos de qualidade da mesa de quem mora na cidade.
As cadeias produtivas que estarão presentes no estande apresentando as
experiências do trabalho com produtores familiares:
– Produtiva da Mandioca, Castanha, Leite, Amendoim, Hortaliças, Borracha;
– Programas de governo como a Certificação das Unidades Produtivas Familiares, Extensão Indígena, Manejo de Fauna e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O trabalho desenvolvido pela Extensão Indígena, por exemplo, com o objetivo de assistir as comunidades impactadas diretamente pelo asfaltamento das BRs 364 e 317 vai encantar o visitante. Atualmente, a Seaprof busca atender as 33 terras Indígenas que existem no Acre.
Na entrada do setor de produção estarão expostos em tanques peixes do tipo
pirarucu, pintado e tambaqui. A criação de peixes vem sendo incentivada pelo
governo do estado através do Programa de Desenvolvimento da Piscicultura que
pretende construir 5 mil tanques em todo o estado como alternativa
econômica.
A horticultura, outra cadeia produtiva importante para o setor, será
representado por uma casa de vegetação. Já a cadeia produtiva da mandioca
terá uma autêntica casa de farinha onde serão comercializados produtos
derivados da macaxeira. O espaço da produção pretende atender ao objetivo de
socialização de ações desenvolvidas e tecnologias, além da exposição e
comercialização de produtos.

SETUL

 Está com um estande com vários dispositivos.
 Lá teremos uma bolha na qual o visitante visitará no seu interior, uma simulação de todas as rotas turísticas do estado, na área de convivência, teremos uma ilha da TAM linhas aéreas, e outros empresários, no qual o visitante poderá realizar rodadas de negócio etc.
 Lá também terá um auditório para conferências e reuniões assim como rodadas de negócio também.
 Um detalhe interessante é que o nosso estande foi o único da feira preocupado com a acessibilidade. O cadeirante poderá andar por toda sua extensão.
 Lá também terá o espaço imprensa.
 O países vizinhos, Peru e Bolívia terão também um espaço, onde poderão apresentar seus roteiros turísticos, para os visitantes do acre ao salão estadual do turismo.
 Com certeza a atração principal é a bolha, onde o visitante poderá pular troncos, andar na mata, e chegar até a cachoeira do ar-condicionado, um cachoeira artificial que derrama água de verdade, ao som da floresta com pássaros e quedas d’água.  (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation