Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo entrega 6 Km de ruas pavimentadas em 12 bairros

As ruas do bairro João Eduardo foram escolhidas para marcar a entrega de mais 6 Km de pavimentação em 12 bairros da Capital. As obras executadas por 7 empresas fazem parte do programa estadual de Pavimentação de Vias Urbanas em todo Estado, uma das metas do plano do governador Tião Viana para os 4 anos de mandato. Acompanhado dos senadores Jorge Viana, Aníbal Diniz, Wellington Dias (PT/PI), secretários e líderes comunitários, Tião Viana foi homenageado por alunos da Escola João Paulo I.
Ruas0907
As vias, que estão sendo pavimentadas com Tratamento Superficial Duplo (TSD) ou tijolos maciços, recebem meio-fio, esgoto e aterro para calçadas (que deverão ser construídas depois com recursos de programas de mobilidade urbana). O TSD é um material de custo mais baixo e amplamente usado na pavimentação de ruas em todo país. “É o mesmo material do revestimento que estamos acostumados, mas com outra textura. A vantagem é que o custo da mão-de-obra para aplicá-lo é mais barato”, explica a engenheira Gicélia Viana, do Deracre.

Esta etapa finaliza a participação do Deracre no conjunto de obras iniciadas em 2009 como o Programa de Pavimentação de Vias Secundárias e que recebeu aporte financeiro do Governo do Estado para ser concluída. O trabalho será realizado a partir da conclusão do processo licitatório pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) em parceria com a Emurb.

“Ouvir o depoimento dos moradores que agora não precisam mais colocar sacolas nos pés, nem tirar os sapatos para sair de casa, me enche de alegria. Vamos fazer todas as ruas do Estado e vamos levar 4 anos para isso sempre envolvendo governo e comunidade”, declarou o governador. Entre os bairros contemplados nesta fase do programa estão: Areal, Boa Vista, Plácido de Castro, Alto Alegre, Novo Horizonte, Pedro Roseno, Vilage Tirandentes, da Paz, Placas, João Eduardo, Defesa Civil e Tancredo Neves. Os quatro últimos terão concluídas, nas próximas semanas, obras de terraplenagem, drenagem ou base para pavimentação. Das 25 ruas entregues ontem, sete foram revestidas com tijolos maciços.

Para o senador Wellington Dias, do Piauí, que acompanhou a entrega das ruas, “em muitos estados, obras desta natureza seriam impensáveis”. “Como brasileiro sinto orgulho de ver um trabalho desses ser realizado em tão pouco tempo”, disse o senador que esteve em Rio Branco ontem para proferir palestra sobre projeto de lei que prevê a redistribuição dos royalties do pré-sal entre os estados brasileiros.

Sair da versão mobile