X

Grupo de sindicatos emitem nota de repúdio

Um grupo de 9 entidades sindicais assinou e emitiu na tarde de ontem uma nota de repúdio contra o anúncio feito pelo Governo do Estado, veiculado na agência estatal de notícias, de que alguns destes sindicatos haviam assinado a proposta de reajuste salarial de 20%. Entre os que não assinaram o acordo estariam o Sintesac e o Sindicato dos Farmacêuticos do Acre (Sindifac). O Sindicato dos Urbanitários, apesar de ter aderido à proposta econômica do governo, assina a nota em apoio ao movimento dos trabalhadores e continua negociando as cláusulas sociais.

Na nota, os sindicatos mantêm o posicionamento de apresentar uma nova proposta de reajuste salarial que inclua, segundo cálculos elaborados pelo departamento jurídico do Sindmed, a reposição das perdas causadas pela inflação nos anos de 2011 e 2012 quando a última parcela do reajuste (dividido em quatro vezes) será concedido aos servidores estaduais. O vice-presidente do Sintesac, Júnior, informou que hoje representantes do Sintesac, Sinodonto e Sindmed visitarão todas as unidades para informar aos servidores sobre as deliberações do indicativo de greve prevista para o dia 5 de julho, terça-feira. O governo deu um prazo até o dia 4 para que os trabalhadores decidam se aceitam ou não o reajuste.

Na nota de repúdio os sindicatos justificam que “o objetivo do movimento é demonstrar para o Governo do Estado do Acre que há propostas que repõem as perdas salariais dos servidores públicos”. O assessor do Gabinete Civil e membro da equipe de negociação, Francisco Nepomuceno, o Carioca, afirma que o governo só considera o posicionamento formal feito pelos sindicatos, tanto para a adesão quanto para a divergência. Carioca reitera que a proposta do governo é conclusiva e generosa, mas diz que greve é um direito do trabalhador. “Nenhum outro estado apresentou índice de 20%. Os Bombeiros do Rio de Janeiro, estado que tem o segundo maior PIB do país, recebem 900. Aqui é o dobro”, defende.

Assinam a nota de repúdio Sinodonto/AC, Sindicato dos Urbanitários, Associação do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Clube dos Subtenentes e Sargentos da PM/AC, Spate, Associação dos Médicos em Radiologia, Sindicato dos Farmacêuticos, Associação dos Militares Estaduais e Sintesac.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: