Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Nacional de Traumatologia faz mutirão de cirurgias no joelho

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) está no Hospital das Clínicas, em Rio Branco, desde o dia 4 de julho fazendo cirurgias de joelho em pacientes já agendados. Diferente do que já foi noticiado, não há cirurgias de ombro e quadril, apenas de joelho. A equipe fica na cidade até o dia oito, sexta. A equipe do Into é composta por 11 profissionais, entre ortopeditas, anestesista, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O convênio entre o Into e o Governo do Estado foi renovado em 2009 e tem duração de cinco anos para fazer dois mutirões por ano e um de emergência como foi este caso, já que havia uma demanda reprimida de prótese de joelho de 22 pessoas que necessitariam viajar para fora do Estado pelo Tratamento fora de Domicílio (TFD). Estes pacientes operados já foram atendidos e avaliados anteriormente pelo doutor Rodrigo Minuano e estavam aguardando para viajar.

Além das cirurgias de joelho, a Into realiza cirurgias menos complexas. Ligamentoplastia e artroscopia estão sendo rea-lizadas pela equipe do dr. Rodrigo Minuano com equipamentos e insumos (parafusos), cedidos pelo Into através do convênio. Juntas, as duas equipes fazem cerca de 13 cirurgias por dia. Já é a segunda vez este ano que a equipe do Into do Rio de Janeiro vem à Capital e se não houver outra emergência, mais um mutirão está previsto para acontecer em dezembro, desta vez para atendimento de problemas relacionados ao quadril. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile