Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre chega a 2,47 metros no primeiro dia de julho

O Rio Acre alcançou ontem, 1º julho, o nível de 2,47 metros, apenas 4 cm a menos que no mesmo período de 2005, ano em que ocorreu a vazão histórica de 1,64m. A média para o período é de 3,57m, segundo relatório da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que realiza diariamente a medição do nível do rio.
Rio-Seco
A empresa municipal de abastecimento de água e saneamento, Saerb, já instalou a bomba flutuante, usada para a captação da água quando o rio está com o volume mais baixo. O diretor do Saerb, Eduardo Vieira esclarece que este procedimento é usual neste período do ano e que a empresa atinge agora seu melhor nível de produção.

Ele explica que a irregularidade no abastecimento de água ocorrida em Rio Branco nas últimas duas semanas nada tem a ver com a vazão do Rio Acre. Trabalhos de manutenção nos centros de reservação do Adalberto Sena/Placas e do São Francisco reprogramou a distribuição causando a redução do fluxo, sendo normalizado desde o último domingo. O nível de turbidez da água que este ano chegou a 2.400 PPMs, durante cheia repentina do rio no mês de abril, está atualmente em 200 PPMs, o que facilita o tratamento da água.

Eduardo Vieira reconhece que o nível do rio é preocupante. Em 2005, quando o nível do rio atingiu a marca de 1,64 m no mês de setembro a prefeitura adquiriu emergencialmente equipamento flutuante para normalizar o abastecimento. Se continuar baixando, o Saerb terá que represar o rio com sacos de areia, prática usada em anos anteriores para possibilitar a captação. Cerca de 46 mil residências recebem água tratada em Rio Branco.

Sair da versão mobile