Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No fim do prazo, sindicatos pedem reunião com governo

Um grupo de 9 sindicatos e associações enviou convite ao Governo do Estado e à Assembléia Legislativa do Acre para rediscutir a pauta econômica em reunião marcada para esta segunda-feira, às 9h, no auditório da Aleac. A data coincide com o fim do prazo dado pela equipe de negociação do governo para que os sindicatos formalizem a adesão à proposta de reajuste de 20%, índice que será parcelado em 4 vezes.
Prazo
A intenção dos sindicatos é voltar a debater este percen-tual que, segundo eles, não repõe as perdas causadas pela inflação de 2011 e 2012, quando a última parcela do reajuste deverá ser concedida.

Assinam o documento o Sintesac, Sinodonto, Sindmed, Clube dos Soldados e Sargentos da Polícia Militar, Sindifac, Spate, Aprabmac (soldados e sargentos do Corpo de Bombeiros), além da Ame. A proposta conjunta apresenta 3 opções, que simulam ganhos reais, tendo como base apenas os índices de inflação.

A primeira proposta tem índice de 21,5% e que seriam pagos em 3 vezes (julho 5%/dezembro 10%/julho 2012 6,5%). A segunda chega a 31,68%, o que inclui os 20,58% de perdas correspondentes a 2007/10 e mais 11,1% referentes a 2011 e 12 em 4 parcelas de 7,92%. E a terceira proposta atinge 27,08%, que poderiam ser divididos em 3 vezes de 9%.

O mesmo grupo de sindicatos que representa os trabalhadores da Saúde e Segurança Pública aprovou o indicativo de greve para terça, 5, caso o governo não aceite negociar as propostas. O assessor especial do Gabinete Civil, Francisco Nepomuceno, o Carioca, afirmou nesta semana que a cláu-sula econômica é conclusiva. Também disse que a greve é um direito dos trabalhadores.  Até a manhã de ontem, nem a equipe de negociação do governo e nem deputados confirmaram presença na reunião.

 

Sair da versão mobile