Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Quase 80% dos empresários locais têm boas expectativas para este 2º semestre

A Fecomércio/AC, por meio do Instituto de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), coordenado pelo economista Roberval Ramirez, divulga a opinião de empresários acreanos sobre o mercado no segundo semestre de 2011.

No período de 20 a 30 de junho, 244 empresários da capital acreana foram entrevistados e afirmaram que o desempenho dos negócios entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2011 foi crescente. A expectativa de 79% dos entrevistados é que o consumo mantenha-se crescendo no segundo semestre de 2011.

Embora o desempenho entre julho de 2010 e junho de 2011 apresente uma posição favorável por parte da maioria dos empresários, 47% destes afirmam que o volume de vendas no primeiro semestre de 2011 não alcançou a programação estimada.

A pesquisa levantou ainda a questão de pagamentos de dívidas por parte das empresas e revelou que 24% dos empresários tiveram dificuldades em quitar suas dívidas no primeiro semestre de 2011 e outros 31% não notaram diferença com relação ao segundo semestre de 2010.

Outro ponto explorado pelo questionário foi a estratégia de compra pelas empresas para atividades no segundo semestre de 2011. De acordo com 23% dos empresários, o melhor esquema tático é a parceria com o fornecedor. No entanto, 18% acreditam que a diversificação, além de melhorar a qualidade do estoque disponível para vendas, proporciona mais condições para eventual renegociação com credor.

No que diz respeito aos fornecedores, a pesquisa destaca que 16% dos empresários devem dar preferência àqueles que ofereçam promoções, enquanto que 14% irão preferir os que apresentem maiores novidades de produtos.

Dos empresários entrevistados, 25% buscam, no dia-a-dia, trabalhar preços de vendas competitivos, como forma de assegurar o ciclo operacional de compra e venda compatível como seu capital de giro. Outra estratégia, utilizada por 24% dos empresários é comercializar mercadorias que despertem o interesse dos consumidores. Já 23% irão procurar viabilizar mais investimentos publicitários, tanto de empresa, quanto dos produtos disponíveis para venda.

De acordo com os empresários acreanos, a comunicação é relevante para o desempenho estratégico de uma empresa. Os métodos para alcance da massa populacional são locar espaços na lista telefônica, adotado por 25%, investir no sistema radiofônico (20%) e comprar horários disponibilizados por emissoras de televisão (12%).

Os empresários demonstraram interesse em realizar mais investimentos em propaganda da empresa e de bens comerciáveis (23%). Já 18% estão interessados em melhorar as instalações de seus pontos comerciais. Enquanto que outros 18% reconhecem a necessidade em melhorar o sistema de atendimento ao consumidor. (Ascom Fecomercio)

Sair da versão mobile