Representante da CUT Nacional profere palestra

O representante da CUT Nacional, Jacir Afonso, proferiu palestra no Colégio Acreano. Com os temas pré-sal, reforma política e superávit do FGTS, ele falou para um público composto por líderes sindicais, partidários e do movimento comunitário.

Jacir Afonso já foi presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, é tesoureiro da CUT e deve ser o próximo presidente da entidade. Na quarta (27), ele falou sobre os mesmos temas no auditório da Eletronorte. 
“Estamos repensando o movimento sindical, discutindo temas importantes para a sociedade. No caso da reforma política, pode ser que a proposta aprovada não seja, ainda, a ideal. Mas cabe a nós, do movimento social, fazer debates e levantar discussões de uma questão prioritária sob todos os aspectos”, disse a presidente da central, Rosana Nascimento.

Quanto à discussão do pré-sal, a sindicalista defende a ‘socialização’ das riquezas, entre todos os Estados da Federação. Em sua opinião, trata-se de uma oportunidade do Brasil fazer uma ‘reparação’ com as desigualdades, que sempre excluíram os brasileiros.

Segundo ela, depois da chegada do PT ao poder, a CUT perdeu espaços entre os grandes sindicatos. A central foi fundada em 28/08/1983, em São Bernardo do Campo/SP, durante o Primeiro Congresso Nacio-nal da Classe Trabalhadora. Historicamente relacionada com o Partido dos Trabalhadores, da atual presidente, a central participou das greves sindicais dos anos 80 no Grande ABC.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation