Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saerb lança ofensiva contra desperdício e vazamentos de água

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) deflagrou nesta quinta-feira, 7, uma grande operação de combate ao desperdício e aos vazamentos nos bairros das Placas, Xavier Maia, Chico Mendes, Vitória, Eldorado, Montanhês, Jorge Lavocat e outros da Regional 3.
Desperdicio_PMRB
O presidente  e a diretora técnica do Saerb, respectivamente Eduardo Vieira e Carmem Nardino, acompanharam fiscais e técnicos em inspeções realizadas em ruas e imóveis daquela região.

Na casa 17 da rua Siqueira de Menezes, no conjunto Xavier Maia, o flagrante do desperdício de água: o reservatório elevado encheu e passou horas transbordando.

“Um equipamento simples e barato –não mais que R$25,00 –resolve esse problema”, disse Paulo Andson, chefe de Manutenção do Saerb, um dos gestores que acompanharam a inspeção da diretoria. O Saerb fará levantamento para saber se há contas em atraso. Se houver, o  usuário será notificado e, em seguida, terá o fornecimento cortado.

Desde 2009  parceria entre  a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Saerb  fortaleceu o  programa de combate a vazamentos e manutenção de vias ajudando a corrigir  problemas na rede com a  imediata reposição do pavimento, se for o caso.

As equipes da Emurb destacadas executam diariamente consertos na rede, em ramais domiciliares e nas adutoras. O programa tem assegurado  à comunidade melhor qualidade na prestação do  serviço, uma vez que é feita a reposição do pavimento no local onde foi realizada a intervenção para reparos no mais curto espaço de tempo após ser  concluída.  A inspeção começou às 10h30.

O principal objetivo do programa de combate a vazamentos é evitar o desperdício de água tratada e, conforme Eduardo Vieira,  a ajuda da comunidade é fundamental.

“É exatamente situações como essa que queremos evitar”, disse Carmem Nardino apontando para o reservatório da casa 17 vazando sem cessar. Não havia ninguém em casa naquele horário. É possível que o registro só fosse desligado no horário de almoço, quando os responsáveis chegariam em casa.

Ligações clandestinas: graves prejuízos para todos
A inspeção que deu início às ações de combate ao desperdício e vazamentos  passou por invasões de área verde na região do Xavier Maia, e por loteamentos particulares, onde foram encontrados, em somente algumas poucas ruas, várias irregularidades. A mais comum é tecnicamente chamada de “ramal de viagem” –o popular “gato”.  Os técnicos estimam que em Rio Branco existam entre 10 mil e 15 mil ligações ilegais.

Irregularidades comprometem abastecimento
São várias as situações que o Saerb quer acabar em Rio Branco. Um exemplo do que não deve ser feito com a água foi observado em um quarteirão de quinze apartamentos no bairro Copacabana.

No local, o reservatório elevado de 5.000 litros, uma cisterna de 20.000 lts e um poço amazonas com cerca de oito metros de profundidade são abastecidos com a água do Saerb através, segundo constataram os fiscais, de ligação clandestina. O grande volume destinado a um único imóvel e sem o devido faturamento traz sérios prejuízos a todos.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile