Saerb parcela atrasados em até 60 meses sem juros e multa

O Serviço  de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) instituiu a  política de cobrança e  procedimentos  de gestão para recuperar dívidas e clientes, parcelando contas em atraso  em  até 60 vezes com anistia total de  multa  e juros para os usuários que se manifestarem até 29 de dezembro deste  ano.
Presidente_saerb

“Vamos cobrar apenas o valor histórico”, explicou o presidente do Saerb, Eduardo Vieira.  Se o consumidor preferir, pode usar o cartão de crédito e parcelar seu débito em até 12 vezes sem juros.

De acordo com a Resolução publicada recentemente, essas e outras  medidas aperfeiçoam  a construção, aplicação e aferição de uma nova metodologia que influenciará e e incorporará a consolidação de uma cultura interna de modernização dos processos de arrecadação e cobrança, com o desenvolvimento de mecanismos de gestão, de controle e de acompanhamento, vislumbrando não somente o aumento da base de usuários como também a recuperação de dívidas.  A partir de julho os débitos serão corrigidos  pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc), com juro multa de 2% e multa juros de 1% ao mês.

Ainda segundo a  Resolução do Saerb, a  Política de Cobrança estabelece os procedimentos que serão adotados para que sejam recebidas as faturas dos serviços prestados na data do vencimento, e quais ações serão tomadas caso não ocorram seus pagamentos – .

O Saerb formalizou proposta com especificações padronizadas das medidas de cobrança a serem sistematizadas e o tempo necessário à sua implementação, tais como condições logísticas das ações de cobrança, a natureza e as dificuldades própria dessa atividade (aaviso e reaviso de débito, notificação para corte – simples com lacre, no cavalete ou no ramal – procedimentos para religação, cancelamento da ligação, reativação de ligação, débito automático).   Dos 67.466 clientes cadastrados, 41.973 possuem alguma dívida com o Saerb.

Para todos os efeito de negociação,  será considerado  como débito total  o valor proveniente de faturas emitidas, sanções regulamentares, saldo remanescente de parcelamento anterior, não integralmente quitado, obrigações fixadas em normas legais, regulamentares ou contratuais e outros serviços reconhecidamente prestados e vinculados à unidade usuária, acrescido de multa de 2%  e de juros de mora de 1%  ao mês, proporcional aos dias de atraso.

Os usuários interessados na negociação da dívida poderão obter informações pelo telefone 0800.647-0195 ou  podem  procurar a OCA, na Avenida Brasil, no Centro de  Rio Branco. No período da tarde há menos movimento nos guichês do Saerb e o atendimento é bem mais rápido. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation