Telebras firma acordo com a Eletronorte para banda larga

Além do contrato com a TIM, que deve ser assinado hoje, a Telebrás firmará um acordo de cooperação técnica com a Eletronorte para acelerar a entrada em operação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) na Região Norte do País.

Segundo informou à Agência Estado o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, o acordo com a Eletronorte permitirá antecipar de 6 a 8 meses a universalização do acesso à internet rápida pela rede da companhia nos Estados do Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso e oeste de Goiás.

“Isso permitirá começarmos a botar em operação o plano em um tempo mais rápido, garantindo o acesso das pessoas até que a nossa rede esteja pronta”, afirmou Bonilha. Segundo ele, um outro acordo entre as duas companhias deve começar a ser discutido ainda nesta semana para a criação da “única vendedora pública brasileira” de infraestrutura de internet, um dos objetivos do governo para dar musculatura ao PNBL.

Bonilha também adiantou que várias outras empresas internacionais têm procurado a Telebrás para propor parcerias para implantação de redes no País nos mesmos moldes do acordo que será assinado amanhã junto à Eletronorte.

Segundo o presidente da Telebras, o orçamento da empresa dentro do PNBL até 2014 é suficiente para cumprir o prazo e levar a internet de até 5 megabits por segundo aos cerca de 4,2 mil municípios que serão atendidos pela rede Telebrás.

Bonilha destacou que o contrato com a TIM, que será assinado amanhã, é o 1º da Telebrás com uma grande operadora. Mas outros devem ser assinados em breve. Os contratos já assinados com a Oi, Telefônica, Vivo, Sercomtel e Algar foram feitos com o Ministério das Comunicações e Anatel. (Agência Estado)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation