Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vacinação contra Influenza atinge 85% da meta no Acre

A vacinação contra a In-fluenza – destinada aos trabalhadores da saúde, gestantes, crianças idosos e indígenas – atingiu 85,40%, alcançando 93.159 das 109.083 pessoas previstas na meta do Acre. O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado contém dados coletados até a última quinta-feira. Os municípios de Porto Walter, Epitaciolândia, Feijó e Tarauacá não conseguiram realizar a cobertura total da população-alvo. Em compensação, 14 deles superaram os 85% de cobertura.

Crianças até 5 anos de idade continuam sendo vacinadas contra a poliomielite nos centros e postos de saúde de todo o Estado até 15 de julho. Dados parciais indicam que do total de 81.351 crianças que deveriam receber a dose da vacina, 55.511 foram imunizadas, atingindo 68,24%. Plácido de Castro, Capixaba, Cruzeiro do Sul e Jordão são  os municípios que estão mais próximos da meta prevista.

Neste ano, o Governo Federal ampliou o público da campanha contra a gripe, acrescentando crianças entre 6 meses e 2 anos, grávidas. Até 2010, a vacina era destinada a pessoas a partir dos 60 anos e indígenas. O Ministério da Saúde distribuiu para todo país 32,7 milhões de doses. A vacina imuniza o grupo prioritário contra os 3 principais vírus encontrados no território brasileiro no ano passado.
Segunda dose – As crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos devem receber a segunda dose da vacina 30 dias depois da primeira para garantir a eficácia da vacina aplicada em 2 meias doses. Pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde portando  cartão de vacinação da criança para atualizar a dose.

 

 

Sair da versão mobile