ZPE do Acre é a que está em fase mais avançada de instalação

A vontade dos empresários acreanos de entrar nos mercados estrangeiros é imensurável. A prova concreta disso está no andamento do processo local de instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O projeto acreano da zona é o que está com as obras e os trâmites legais de implantação mais avançados entre todas as 23 ZPEs em estágio pré-operacional por todo o país. A afirmação partiu do secretário executivo do Conselho das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE), Gustavo Saboia.
ZPE2007
O curso da ZPE acreana está tão a frente que, enquanto as demais só devem ter alguma movimentação em 2012, a zona daqui já deverá ter instalado as suas primeiras indústrias ainda no final deste ano.

Diante de tal cenário, o secretário da CZPE destaca que as instalações físicas da zona já foram construídas pelo Governo do  Acre. Segundo ele, a ZPE local deverá ter uma atuação inicial aos moldes de um ‘Porto Seco’. No entanto, já heverá estrutura para as atividades de fiscalização, vigilância e controle aduaneiros, de interesse da segurança nacional, fitossanitários e ambientais.
Vale ressaltar que as ZPEs, por terem isenção fiscal, exigem longos trâmites. No mundo, há cerca de 3 mil zonas, gernado mais de 3 milhões de empregos.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation