Chávez planeja ficar no poder da Venezuela até 2031

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que está decidido a estar à frente do governo venezuelano até 2031 e garantiu que sua doença não o fez pensar nem por um só instante em deixar a Presidência, assim como o processo político que lidera no país. As declarações de Chávez foram dadas pelo líder venezuelano em entrevista ao jornal estatal Correio do Orinoco, nesta segunda-feira.

“Estou resolvido a chegar até 2031”, disse Chávez ao mencionar o projeto que traçou desde sua chegada ao poder em 1999. A intenção do presidente venezuelano, ele explicou, é completar três décadas no poder, incluindo uma “década de ouro”, como define o período entre 2020 e 2030.

“Tenho razões médicas, científicas, humanas, amorosas, políticas para manter-me à frente do governo e com isso minha candidatura ganha mais força do que antes”, disse, em alusão à candidatura para reeleição no próximo ano, ainda sem data definida.

Nem mesmo o câncer contra o qual luta com quimioterapia em Cuba o fez cogitar deixar o controle da Presidência, explicou. “Se houvesse razões, o faria. Principalmente se houvesse prejuízos à parte física ou mental. Seria o primeiro a querer parar, e de maneira responsável”, acrescentou. (EFE)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation