Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados montam Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo acreano

Na manhã de ontem, 4, na Sala do Interlegis localizada no térreo da Assembléia Legislativa, os deputados estaduais reuniram a imprensa e vários representantes de cooperativas para apresentar a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/AC). A Frente Parlamentar tem como objetivo principal ajudar a desenvolver o cooperativismo no Estado, criando mecanismos para estimular a atividade por meio de políticas públicas e apoiando iniciativas com esta finalidade.

Para o deputado Ney Amorim (PT), primeiro secretário da Mesa Diretora, a reunião inaugural da Frente que está sendo formada é muito importante porque demonstra o interesse e a preocupação dos parlamentares com o tema. “Acredito que o cooperativismo representa o desenvolvimento econômico do Estado com justiça social, pois há uma distribuição de renda mais justa. Por esse motivo faço parte dessa Frente. É muito importante essa reunião, principalmente pela participação de tantos presidentes de cooperativas”.

“Essa Frente Parlamentar é muito importante porque representa o marco legal do cooperativismo no Acre”. Com essa afirmação o deputado Eduardo Farias, líder do Partido Comunista do Brasil na Assembléia, ratificou a importância da iniciativa para o trabalho das cooperativas no Acre. “Com o cooperativismo temos a opor-tunidade de vivenciarmos o desenvolvimento econômico com maior distribuição de renda e justiça social”.

O deputado Jonas Lima (PT) declarou que a Semana do Cooperativismo é um evento muito importante para o setor no Estado. “O ex-deputado estadual Taumaturgo Lima (PT) lutou durante oito anos para criar essa frente e não conseguiu. Hoje, estamos com essa iniciativa e graças ao governador Tião Viana (PT) que decidiu incluir o cooperativismo no seu plano de governo estamos conseguindo avançar nesse segmento. “A idéia da Frente é compor com todos os deputados estaduais, independente de partido e ideologia, para desenvolvermos e estimular o cooperativismo no nosso Estado. Trata-se de um marco para o desenvolvimento do Acre”.

Adonay Maia Chaves, presidente da Cooperativa Transterra, do setor de transportes, declarou que para o segmento a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo é muito importante. “É fundamental termos o apoio dos deputados estaduais, principalmente contarmos com a participação deles independente de partido, de situação e oposição.

A mesma opinião tem Moisés Amorim de Souza, da Cooperativa Transcoop, também do setor de transportes, que afirmou que as perspectivas são muito boas para o setor. “Antes já conseguíamos muito e agora com a criação dessa Frente poderemos fazer mais. Desde 2002 as cooperativas de transportes já vêm atuando disponibilizando pessoal e serviços. Ao longo desses anos estamos contribuindo com o desenvolvimento do Acre, pois também trabalhamos na pavimentação da BR-364, uma obra fundamental para o Estado e para a população”.

A apresentação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo acreano contou com a participação de 20 representantes de cooperativas do Estado, dos deputados estaduais Denílson Segóvia (PSC), Lira Morais e Astério Moreira (PRP), Moisés Diniz (PCdoB), líder do governo, e do deputado federal Sibá Machado (PT).

O lançamento de Frente parlamentar de Apoio ao cooperativismo (Frencoop/AC) na Aleac faz parte da Semana do Cooperativismo Acreano, que ocorrerá de 2 a 9 de julho, e da comemoração alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo Para celebrar a data o sistema cooperativista acreano elaborou uma extensa programação que inclui a realização de uma tarde cultural, seminários, palestras, e a realização de jogos cooperativos. As atividades contarão com a presença de entidades parceiras, dirigentes cooperativistas e de parlamentares, além de jovens cooperativistas.

O tema escolhido para o Dia Internacional do Cooperativismo 2011 destaca a forma como o modelo pode fortalecer os jovens. Com o tema “Jovem combina com cooperação que combina com transformação”, o cooperativismo acredita e defende que o caminho para o futuro está na juventude. O slogan do evento é “Juventude: o futuro do cooperativismo”.

Trata-se do 89º Dia Internacional do Cooperativismo da Aliança Cooperativa Internacio-nal – ACI, e do 17º Dia Internacional do Cooperativismo da Organização das Nações Unidas – ONU, que será comemorado em 2012. (Agência Aleac)

 

 

Sair da versão mobile