Jorge Viana participa da posse do novo presidente peruano

O senador Jorge Viana (PT) integra a comitiva da presidente Dilma Rousseff que vai a Lima, no Peru, para a posse do presidente eleito Ollanta Humala, nesta quinta-feira, 28. Além do senador acreano, ministros de Estado também acompanham Dilma Rousseff. A comitiva de autoridades brasileiras sai hoje à noite (quarta-feira) de Brasília.

A primeira viagem internacional de Humalla depois da eleição, em junho, foi ao Brasil. Ele se encontrou com Dilma em Brasília e disse que planeja adotar os programas sociais brasileiros no Peru. A presença do senador acreano na comitiva presidencial é um reconhecimento à política de integração que o Governo do Estado promove com o Peru, desde 1999, no primeiro mandato de Jorge Viana como governador. Com o apoio dos ex-presidentes Fernando Henrique e Lula, Jorge Viana pavimentou a BR-317 até Assis Brasil, na fronteira trinacional com Peru e Bolívia.

O senador teve ainda papel determinante nas negocia-ções entre os países que resultaram na construção da Estrada Transoceânica, que liga o Brasil, a partir de Rio Branco, aos portos do Pacífico, no Peru. Ação esta que foi sequenciada na gestão do ex-governador Binho Marques e do atual governador Tião Viana. A Carretera Transoceânica, como é chamada no país vizinho, deve ficar pronta ainda este ano.

A posse de Humala está marcada para a manhã de quinta-feira. Em seguida, Dilma participa de almoço com chefes de Estado na residência oficial do presidente peruano. (Assessoria)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation