Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana quer o fortalecimento do sistema cooperativista no Acre

Durante uma reunião no seu Gabinete, o governador Tião Viana (PT) recebeu o secretário geral da Unisol (Centro de Cooperativas e Em-preendimentos Solidários), Marcelo Gomes Rodrigues. A iniciativa do encontro foi do deputado federal Taumaturgo Lima (PT/AC) que destacou a importância da entidade para apoiar e criar novos empreendimentos de economia solidária no Estado. Também estiveram presentes o deputado Geraldo Pereira (PT), o secretário de pequenos negócios, José Carlos Reis e o assessor especial Francisco Nepomuceno, o Carioca, além de presidentes de cooperativas.
Tiao1007
O governador Tião Viana destacou que o sistema poderá fomentar uma economia com maior participação dos diversos setores sociais. “O projeto político nacional do PT tem foco na expansão da economia olhando os pequenos e médios produtores. A base desse modelo é o cooperativismo e o associativismo que valoriza a organização dos trabalhadores a partir de instrumento para que haja créditos e qualificação nos empreendimentos e retorno para as famílias. O modelo de cooperativismo que discutimos nessa reunião é o que há de melhor para o Acre que já vive um aprendizado nessa área de muitos anos e tem alguns modelos inovadores. A democracia associada ao cooperativismo é um grande caminho para darmos maiores passos que garantam mais distribuição de renda no Estado”, avaliou.

Os avanços conseguidos em outros continentes pelos modelos de cooperativismo é um exemplo para o Acre, segundo Tião Viana. “A Europa viveu longo aprendizado e constituiu modelos oportunos valorizando os trabalhadores organizados. Nós no Brasil inovamos incluindo a classe trabalhadora dispersa no cooperativismo para melhorar a distribuição de renda e as oportunidades de trabalho. Basta olhar para o nosso projeto de piscicultura no qual estamos envolvendo 16 mil famílias para gerar uma força econômica e assegurar renda e oportunidades de trabalho no Estado”, argumentou.

Experiências positivas
O representante da Unisol, Marcelo Rodrigues, ficou satisfeito com a possibilidade de ampliar a atuação da entidade no Estado. “O diálogo com o governador amplia as nossas expectativas de atuação no Acre com uma proposta de apoio à nossa entidade através das suas políticas públicas. Acreditamos que seguiremos juntos nos próximos anos construindo um cooperativismo e um associativismo forte no Estado, contribuindo para a economia solidária e sendo um farol para otimizar as experiências positivas acreanas”, destacou.

Marcelo explicou como é a atuação da Unisol. “Estamos sempre atento ao diálogo com os produtores para podermos entender as demandas, as ansiedades, as habilidades e as dificuldades para identificarmos caminhos e a sinergia de esforços. Não temos a intenção de vender sonhos, mas de construir sonhos em conjunto aproveitando o ambiente político que a Unisol representa na sua base. Articulamos políticas públicas através de debates qualificados com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no sentido de criar um ambiente na sociedade favorável à criação de trabalho e renda com distribuição de riqueza que é a essência da economia solidária”, salientou.

Novas perspectivas
Há muitos anos dedicando-se a projetos de economia solidária o deputado Taumaturgo Lima ressaltou a importância da atuação da entidade. “A Unisol é mais um instrumento para trabalharmos com os empreendimentos solidários para fortalecer a economia do nosso Estado. Isso significa uma distribuição de renda mais justa. A Unisol que tem uma experiência muito grande e se adequa perfeitamente com o novo momento da economia acreana e com o projeto do governador Tião Viana. Vivemos um momento de união entre o Governo e as pessoas que querem contribuir com um projeto que visa gerar oportunidades. A economia solidária é um programa lançado pelo presidente Lula que está se espalhando pelo mundo inteiro. O Acre já tem resultados positivos em relação à inclusão social”, disse ele.

Taumaturgo anunciou a criação de cinco novas cooperativas do Juruá que serão auxiliadas pela Unisol.  “Esse complexo de cooperativas que foi criado pelo Governo no Juruá merece o apoio de todos. Mas o diálogo com a Unisol poderá fortalecer o movimento cooperativista em todas as regiões do Estado. Queremos fazer um trabalho visando o desenvolvimento econômico e social e a parceria é o melhor caminho. Também vamos trabalhar em conjunto com a prefeitura de Rio Branco”, afirmou.

Base para pequenos negócios  
O secretário José Carlos Reis, responsável pela pasta de pequenos negócios, ficou entusiasmado com os resultados da reunião. “A vinda da Unisol é muito importante porque o Acre é um Estado fértil para o crescimento do cooperativismo. O governador Tião Viana tem investido muito forte no setor produtivo e a Secretaria de Pequenos Negócios tem a finalidade de incentivar a economia solidária. Tanto com recursos próprios quanto federais. Temos uma gama de iniciativas que necessitarão o apoio de um sistema de cooperativas”, explicou.

Para Reis o sistema de economia solidária pode ser a base para a nova economia do Acre. “As cooperativas têm a essência de distribuir a igualdade. Acreditamos que poderemos atingir as metas de incluir mais pessoas dentro de um processo justo de distribuição de renda. Temos estimulado o surgimento de novas cooperativas porque facilita muito o objetivo de fomentar oportunidades e os recursos são alocados com mais facilidade”, argumentou.

Frente Parlamentar
O deputado Geraldo Pereira (PT) também destacou a importância da parceria com a entidade nacional. “O produto principal da Unisol é conhecimento porque domina essa área do empreendimento solidário. Para se produzir em escala, principalmente na zona rural, com a garantia de acesso aos mercados é preciso que os produtores estejam organizados para que juntos produzam melhor e em quantidade”, ponderou.

Pereira comemorou ainda a formação de uma Frente Parlamentar de apoio ao Cooperativismo. “Tivemos uma reunião na Aleac com a adesão de 19 dos 24 deputados. Isso mostra o interesse em fortalecer o setor através de uma legislação estimule a atividade no Estado. O governador Tião Viana criou as Secretarias de Pequenos Negócios e de Indústria e Comércio demonstrando que está pronto para realizar a base de uma nova economia dinâmica no Acre. Agora, falta à sociedade participar ainda mais do processo. Com conhecimento da Unisol o cooperativismo vai se fortalecer e quem ganha são os acreanos que sonham com novas oportunidades”, finalizou.

 

Sair da versão mobile