Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereador pede agilidade na recuperação da BR-364

O vereador pelo município de Plácido de Castro, Gildomar Oliveira Gomes (PMDB), o ‘Charqueiro’, está solicitando aos Departamentos Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) agilidade nos trabalhos de recuperação da BR-364. Ele quer que sejam construídos, em frente ao Distrito de Campinas, um quebra molas, uma rotatória e a implantação de placas sinalizadoras. Na semana passada, um caminhão tombou nas proximidades da comunidade.

Ele também foi à Polícia Rodoviária Federal (PRF) pedir mais fiscalização. “O trânsito está pesado, com cargas pesadas neste espaço de 100 quilômetros de recuperação”, informou Charqueiro. Ele agradeceu a pavimentação de 15 km de asfalto no ramal Novo Horizonte, mas também solicitou outros 15 que interligaria a estrada AC-475 à sede de Distrito de Campinas. 

Os pedidos, feitos por indicação à Mesa Diretora da Casa, solicita também a construção das lombadas em frente a escolas. “O objetivo é trazer mais segurança a todos os pedestres do distrito, uma vez que a alta velocidade dos veículos causam constantes acidentes e riscos de morte”, explicou o vereador, denunciando que, ao se aproximar do distrito, os motoristas não reduzem a velocidade.

Perguntado sobre a expectativa de uma possível emancipação do distrito, Charqueiro disse que a ‘Vila Campinas sempre teve esse desejo’. A possibilidade de criação de novos estados da Federação trouxe à tona o assunto. “Já fizemos até audiências públicas com 28 representantes de associações, líderes religiosos, políticos e membros da OAB/Acre para discutir a emancipação política do distrito”, informou ele.

De acordo com uma nova lei, o Poder Legislativo Esta-dual teria a autonomia de criação, fusão, desmembramento e incorporação dos municípios.  A proposta de criação da lei tramita no Congresso Nacional. No distrito, que possui cerca de 6.000 habitantes, é grande a expectativa para a aprovação da lei e a consequente transformação em município.  “Criamos até um movimento Pró-Campinas Município”, finalizou o parlamentar.

Sair da versão mobile