X

HAPPY BIRTHDAY TO YOU!

No dia de encerramento das aulas do curso intensivo de língua inglesa da Wizard, ocorrido do dia 28, a “teacher” Mariana Jardim (1) foi surpreendida pelos alunos com uma festa surpresa antecipada em comemoração ao seu aniversário, assinalado no dia 29. Ela merece!

FAUNA ACREANA NA EXPOACRE
Mais uma vez uma das grandes atrações da Expoacre foi o espaço destinado ao Artesanato Acreano, onde acontece anualmente a Feira Estadual do Artesanato, concentrado em um local estratégico e bem espaçoso, reunindo stands com trabalhos de expositores de todo o Estado.
***
Entre os belos trabalhos que vi naquele espaço destaco as esculturas de animais da fauna amazônica, confeccionadas em madeira leve, feitas pelo artesão feijoense Antônio Galdino do Nascimento, o Camucim, e seu auxiliar Pedro Luna (2); e os artesanatos da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, Gilberto Maia, que confecciona miniaturas de animais em borracha defumada, e Raimundo Nonato (3), representante do grupo de artesãos que trabalha com a técnica dos Encauchados de Vegetais expondo jogos americanos, descansos de panelas, porta copos e itens de decoração feitos de borracha.

ESCADARIAS AMAZÔNICAS
Após a apresentação na Expoacre, ocorrida no dia 29, o vocalista da banda Los Porongas Diogo Soares aceitou o convite do amigo analista ambiental Tiago Juruá para conhecer a Resex do Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, e participar da festa de aniversário de 18 anos da Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá.
***
Ficou encantado com a organização da comunidade do Núcleo do Cazumbá, o trabalho realizado durante a festa, a hospitalidade dos moradores, as horas de conversa e de aprendizado com o líder comunitário Aldeci Cerqueira Maia, o Nenzinho (4), a imersão nas matas e o céu estrelado da noite de sábado, 30.
***
Voltou revigorado e pronto para os próximos shows da banda no V Roraima Sesc Fest Rock, em Boa Vista-RR, no dia 6; em Belém-Pará, no lançamento do prêmio Curupira Antenado, no dia 20; e no show de lançamento do clip “Silêncio”, num prédio histórico da avenida São Paulo, no dia 26. 

O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL!
A música de Aldir Blanc “O Brasil não conhece o Brasil”, gravada por Elis Regina, onde são mencionados pontos turísticos, personagens, gírias, regiões, comidas típicas, fauna e flora brasileiros, cai como uma luva para definir a proposta do programa lançado pela secretária de Estado Ilmara Lima, na sexta-feira, 29, no estande da Secretaria de Turismo (Setul).
***
No projeto de promoção turística “Tá na hora de conhecer o Acre” estão incluídos os destinos mais procurados nesta região como os caminhos de Chico Mendes, do Pacífico e da Revolução, as Aldeias, os Geoglifos, a biodiversidade e a capital acreana (Rio Branco).
***
Estavam presentes no evento, diversos empresários da área de turismo, representantes de etnias, jornalistas, autoridades como a secretária da Mulher Concita Maia e a responsável pela identidade visual e marketing do programa, Mirla Miranda (5). A foto é de Diego Gurgel.

BASA EM FOCO
A apresentadora Jocely Abreu apresenta neste domingo, 7, a partir das 22 horas na TV 5 (Band), no Programa da Jô, a segunda parte das entrevistas que foram feitas no estúdio lounge no estande da Acrediesel Hyundai, na Expoacre. Entre os entrevistados está o ex-superintendente do Basa, Marivaldo Melo (6), que após cinco anos à frente da instituição financeira no Acre, assume a mesma função em Santarém, no Pará.
***
Em seu lugar, tomou posse no dia 1º deste mês, o novo superintendente do Basa no Acre, José Roberto da Costa, administrador de empresas e funcio-nário de carreira do Banco.

CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL
Rio Branco receberá três filmes da Mostra Itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que acontece em todo o Brasil, em 150 cineclubes, pontos de cultura e espaços culturais.
***
No Acre, o Festival é realizado pelos cineclubes de Opi-niões, Cocar e Comunidade Corrente do Bem e apoio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. As apresentações acontecem amanhã, 5, no Tu-cumã e sábado, 6, no Cine Teatro Recreio, às 19 horas.

FESTA DA DIVERSIDADE SEXUAL
Para fechar com chave de ouro a Mostra Itinerante do IV For Rainbow os organizadores do evento promovem na Donna Help Club a balada For Rainbow com a banda Caldo de Piaba e carrapetas comandadas pelos DJ’s Marcos Brozzo, Ângela Fontes e Alan, no sábado, 6.

 COMBATE À MISÉRIA
Durante encontro realizado no primeiro dia do mês de agosto, o prefeito Raimundo Angelim debateu com alguns secretários os indicadores e dados que irão compor as propostas do Plano Municipal de Combate à Miséria, que vem sendo elaborado pela Prefeitura de Rio Branco. Participaram da reunião os secretários Jorge Fadel (Floresta e Agricultura), Sílvia Brilhante (Meio Ambiente) e Estefânia Pontes (Assistência Social); a chefe de gabinete do prefeito, Zeli Ambrós; o coordenador da Ceasa Sérgio Lopes e Paulo César Braña, da Secretaria de Floresta e Agricultura.

CURTAS

* Imperdível o espetáculo infantil “Histórias da Mãe África”, dirigido por Cacá Mourthé e encenado pela atriz global por Priscila Camargo, atriz e contadora de histórias, que acaba de sair do sucesso televisivo Tititi.

* A peça que tem figurino é de Chico Spinosa, iluminação de Aurélio de Simoni e a direção musical e coreografia de Via Negromonte, estará em cartaz nos dias 13 e 14 de agosto, às 17h, no Teatrão.

* Nosso sentimento de pesar à amiga Janete Santos, secretária municipal de Planejamento, pela perda de seu pai, o servidor aposentado da UFAC José Bezerra dos Santos. Nossa solidariedade à família.

* Diego Gurgel está empol-gadíssimo com o desempenho do cavalo acreano Bandonio de Amandy, da Cabanha Recanto Gaú-cho, de propriedade do casal Ana e Thales Bordignon, que representará o Acre na final do Campeonato Nacional de Rédeas, que acontecerá amanhã, 5, na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo-SP.

* Bandonio está em Porto Alegre desde o início do mês de junho, sendo treinado por Antonio Correa, a fim de obter um melhor condicionamento físico e de aperfeiçoar os seus movimentos.  A dupla, cavalo e cavaleiro, conta com o patrocínio da Xapuri Motors e Toyota Acre.

* Segundo Diego, Bandonio é “o cara”! E por falar nele, o fotógrafo, assessor de imprensa, consultor de marketing e (ufa!) comediante de stand up Diego Gurgel estava no Café Porão na segunda-feira, 1º, com o amigo Daniel Ribeiro saboreando cafés e cervejas. É isso mesmo!

* A dupla é responsável pela consultoria de marketing da casa e sempre está por lá, saboreando um cafezinho, verificando o atendimento e conhecendo o cardápio de cervejas importadas.

* A aniversariante de hoje, 4, é a querida amiga radialista e acadêmica de História, Nilce de Souza, que resolveu comemorar a data com discrição, entre amigos, no sábado, 6.

* Parabéns ao secretário municipal de Serviços Urbanos Cezário Braga, aniversariante de ontem (3). Amanhã, 5, a prefeita de Brasiléia Leila Galvão comemora idade nova.

* Bom dia, quinta-feira. Até domingo!

Categories: Jackie Pinheiro
A Gazeta do Acre: