Política local 17/08/2011

“O primeiro serviço que se deve prestar ao outro é escutá-lo”.

(Bonhoffer)

Decisão consolidada
Quem tem conversado com o deputado federal Gladson Cameli  (PP) sobre a sucessão municipal de Cruzeiro do Sul garante  ser consolidada a sua decisão de apoiar a reeleição do prefeito Wagner Sales (PMDB): “não só apoiarei, mas, estarei no palanque”. É o seu slogan.

Ponte quebrada
Com essa decisão, Gladson Cameli derruba a frágil ponte que ainda unia o PP ao PT.

Ponta virada
Por conta dessa posição, aliado ao PP ter candidato próprio à PMRB, a saída do vice César Messias e do deputado Élson Santiago (PP) do partido é prego batido e da ponta virada.

Mandato mantido
O deputado Élson Santiago (PP) não corre o risco de perder o mandato. Basta argüir que se elegeu apoiando a FPA e não para ser oposição, que consegue o salvo-conduto do TRE/AC.

Jurisprudência no TRE
O ex-deputado Luiz Calixto (PSL) e o deputado Luiz Tchê (PDT) usaram o argumento de mudança de orientação política para não perder o mandato, quando mudaram de partido.

Conversa de orelha
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) e o senador  Petecão (PMN) trocam suas figurinhas, buscando o acordo: Bittar apoiaria Petecão ao governo em 2014, e Bittar sairia para o Senado.

Nome na mesa
O PCdoB anuncia no próximo dia 20, em sua convenção, o nome da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) como candidata à PMRB para o debate dentro da FPA.

Pago para ver
Perpétua é o nome de maior densidade eleitoral na FPA. Nem se discute. A minha séria dúvida é saber se o PT vai se mostrar disposto a abrir mão de indicar a cabeça de chapa.

Única certeza
A única certeza de tudo é que o candidato da FPA será conhecido antes do fim do ano.

Programa em montagem
A equipe do deputado federal Henrique Afonso (PV) já trabalha firme na montagem do seu programa de governo para ser mostrado aos eleitores no horário eleitoral na disputa da PMRB.

Caminho sem volta
Henrique tem afirmado que sua candidatura a prefeito da Capital é caminho sem retorno.

Fulos da vida
Repórteres fotográficos andam araras com o deputado Denilson Segóvia (PSC): toda vez que vão filmar ou fotografar Tião Viana, o parlamentar se posta atrás dele para aparecer na fita.

Um dos dois
O prefeito de Epitaciolândia, José Ronaldo (PSB), prevê que ou vence seu candidato ou André Hassem (PSDB) a disputa da prefeitura. “O candidato do PT não tem chance alguma”, vaticina.

Sentimento recíproco
Em Epitaciolândia, nem o PT quer conversa com o prefeito José Ronaldo (PSB) e vice versa.

Político promissor
Completa um ano da passagem prematura do promissor político Jessé Santiago.

Primeira mão
O que a coluna deu em primeira mão no início do mês, foi confirmado pelo presidente da Câmara Municipal da Capital, Juracy Nogueira (PP): a volta da verba indenizatória de R$ 15 mil.

Próximo da pauta
Quem está muito próximo da pauta de julgamento no TRE/AC por compra de votos na eleição passada é o deputado Denilson Segóvia (PSC). O ano não fecha antes que ele seja julgado.

Falta de respeito
Furioso por terem jogado uma pedra de gelo no palco, durante o “Festival do Açaí”, o cantor Reginaldo Rossi chamou todo mundo de “corno” e ameaçou mijar e c* no meio do palco.

Ainda ganha
Mesmo com o favoritismo atual do vereador Everaldo (PMDB), o deputado Astério Moreira (PRP) crê que o PT reverte a tendência e fará o sucessor da prefeita de Brasiléia, Leila Galvão.

Detalhes finais
O governador Tião Viana ultima detalhes para que a equipe médica que realizou um mutirão de operações de cataratas na Capital também estenda a sua ação para o interior do Estado.

Os velhinhos merecem
Só o fato de devolver a visão completa a quem via com dificuldade, já se justifica, não importando o valor do contrato com o governo, porque beneficia pes-soas de baixa renda.

O que queria
Charqueiro, enfim, foi à glória ontem ao falar na tribuna da Aleac, onde por tantas vezes tentou chegar pelo voto. Falou como convidado do movimento da emancipação de Campinas.

Engavetados
Enquanto a Câmara Federal não devolver a prerrogativa às Assembléias Legislativas de legislar sobre a criação de novos municípios, os casos de Campinas, Humaitá e outros ficam na gaveta.

Intervenção direta
O deputado Eduardo Farias (PCdoB) prometeu intervir diretamente com a secretária de Saúde, Suely Melo, para que reverta a demissão dos agentes de Saúde, pelo menos até dezembro.

Muito sensato
É sensato lutar pela reversão das demissões, com as chuvas a dengue volta. 

Outros tempos
Virou consenso entre os principais dirigentes dos partidos que integram a FPA de que o candidato a prefeito da Capital tem que ser conhecido dos eleitores antes do fim do ano. Faz sentido acelerar o debate, porque a oposição está com seus nomes nas ruas e bairros fazendo política. E também porque foi-se o tempo que a FPA elegia um poste a cargos majoritários.

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation