Política local 04/08/2011

 44Coluna-Nelson

“Temos que nos tornar a mudança que queremos ver no mundo”.

Mahatma Gandhi

Afundou
Atentativa da oposição no Senado de criar uma CPI no Ministério dos Transportes fez água e naufragou. Os 27 votos necessários dos senadores estavam garantidos até a noite de terça-feira (dia 2). Mas ontem os senadores Ataíde de Oliveira (PSDB-TO), João Durval (PDT-BA) e Ivo Cassol (PP-RO) retiraram as suas assinaturas.

Ação rápida
A tropa política da presidente Dilma (PT) mostrou mais uma vez que não está para brincadeira. Enquadrou pelo menos dois senadores aliados e acabou com a festa da oposição.

Repercussão
O Acre poderia ser muito prejudicado com a CPI. Em fase de conclusão, os recursos para a BR-364 poderiam ficar sub judice enquanto durassem as investigações parlamentares.

Estranho
O senador Sérgio Petecão (PSD/AC) era um dos maiores entusiastas da aprovação da CPI. Como oposicionista no Acre não tem interesse que o atual Governo conclua a obra da estrada que será um cavalo de batalha da FPA em 2014.

Disputa
Está escrito nas estrelas que nas eleições governamentais de 2014, Sérgio Petecão e o deputado federal Márcio Bittar (PSDB/AC) serão candidatos majoritários.

Integração
Tem certas coisas que deveriam estar além da política. Só é contra a conclusão da BR- 364 quem nunca morou no Juruá e não conhece as transformações sociais que podem acontecer com a integração da região com a Capital.

Museu vivo
O Juruá não é um museu antropológico. Mais de 150 mil pessoas vivem na região e também querem as benesses civilizatórias.

Mazelas
Mas qualquer moeda tem dois lados. A abertura da estrada pode também levar problemas de criminalidade à região. É preciso um trabalho social satisfatório para que a população não reclame no futuro.

Caldo de arraia II
A deputada Maria Antonia (PP) não gostou do pronunciamento do colega Jonas Lima (PT) que na terça elogiou as ações do prefeito de Rodrigues Alves, Burica (PT). Ontem, a esposa do ex-prefeito Dêda (PP) foi para a tribuna e pediu respeito.

Outro lado
Jonas Lima ficou espantado e garantiu que não atacou o Dêda. Disse acreditar na unidade da FPA em Rodrigues Alves. Mas quem conhece o clima pré-eleitoral no município sabe que isso é praticamente impossível.

Opções
A elegante parlamentar afirmou para a coluna que o Dêda ainda não decidiu se será candidato a prefeito em Rodrigues Alves ou Mâncio Lima.

Coisas do Juruá
Não está descartada a possibilidade de Maria Antonia se candidatar em Rodrigues Alves. No caso de vitória do casal, Maria Antonia seria prefeita de Rodrigues Alves e primeira- dama em Mâncio Lima.

Futurologia
A candidatura do vice-governador César Messias (PP) a prefeito de Cruzeiro do Sul é muito mais factível do que se imagina.

Racha
O ex-presidente do PP, João Pereira, destituído pelo deputado federal Gladson Cameli (PP/AC), não acredita num racha interno do partido. Ele é o mais fiel escudeiro de César Messias.

Doutor
Poucos conhecem tanto de saúde como o deputado Edvaldo Sousa (PSDC). É só perguntar a ele sobre qualquer alteração orgânica que responderá com maestria sobre as possíveis causas e as soluções do problema.

Hipocondríaco
Orgulhoso por estar oito quilos mais magro, Edvaldo Sousa é um habitue dos consultórios médicos. Faz no mínimo quatro check ups anuais e conhece muito de bula de remédio.

Sucesso
A Expoacre Juruá terá como provável atração a dupla Bruno e Marrone. Lá os shows são patrocinados pelo Governo e gratuitos para todo mundo.

Segura peão
A Feira de Cruzeiro do Sul cresceu tanto que será realizada no Arena do Juruá. Estão montando esquema de transporte à população numa possível parceria entre o Governo e a prefeitura. Quem viver verá!

Frente Evangélica
A nova frente parlamentar criada na Aleac ainda vai dar muito o quê falar. Durante as entrevistas pelo menos dois deputados se apresentaram como presidentes: Walter Prado (PDT) e Jonas Lima (PT). Assuntos polêmicos como homossexualismo e pluralidade religiosa jamais terão consenso entre os membros da Frente Evangélica. Ao contrário do que se imagina politicamente os evangélicos não são homogê-neos. Aliás, como os católicos, espíritas, budistas etc.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation