Política local 05/08/2011

44Coluna-Nelson

“Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Mahatma Gandhi

Conflito
Odeputado Walter Prado (PDT) não vai mais para o PSD. O motivo é o fato do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ter assinado a petição para a CPI do Ministério do Transporte.
 Ele ligou contrariado para o senador e disparou: “ficar contra a construção da estrada é um suicídio político”.

Polêmico
Decidido a permanecer no PDT, Walter Prado tenta agradar gregos e troianos. Faz denúncias contra o Governo, mas sempre poupando o governador Tião Via-na (PT) por quem diz nutrir uma forte amizade.

Verdade
Se a oposição quer formar uma comissão da transparência a situação quer formar a comissão da verdade para brecar boatarias de fundo eleitoral fora de época.

Cantora
A deputada Marileide Serafim (PMN) deu um show, ontem, na Aleac. Cantou na tribuna “Carcará” para provocar o líder do governo Moisés Diniz (PCdoB).

Mui amigos
A cantoria foi um protesto a favor da anistia do militares do Estado. Na saída falou como oposicionista, mas sem esconder a sua admiração pelo governador Tião Viana (PT).   

Zen no jogo
Não é mera especulação a possibilidade do secretário de Educação, Daniel Zen, vir a ser candidato. Talvez não para prefeito de Rio Branco, mas certamente para outros cargos eletivos em 2014.

Carreira
Zen sonha em ser um político atuante. Com as experiências nas gestões da Cultura e da Educação ele está se cacifando para pleitear um lugar no legislativo.

Fato consumado
Será difícil a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) se viabilizar candidata à Prefeitura de Rio Branco. A orientação da executiva nacional do PT é ter candidaturas majoritárias onde o partido já governa a prefeitura. Portanto…

Militância
Uma importante fonte petista garante que para ser candidato na Capital é preciso ser militante. Nesse caso, o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, sem filiação partidária, estaria fora. 

Cotados
Do atual secretariado esta-dual Daniel Zen e Mâncio Lima Cordeiro são militantes de carteirinhas do PT com chances de serem sondados para a missão.

Nome
Quem está no jogo momentaneamente são os deputados Sibá Machado (PT) e Ney Amorim (PT). Com mais simpatia dos gurus petistas para Amorim.

Anúncio
A mesma fonte garantiu que até o final de agosto o nome do candidato do PT será anunciado para evitar especulações e desgastes. O Diretório Nacional não influenciará na decisão.

Ouvidos abertos
O dirigente petista elogiou o espírito partidário de Tião Viana. “Ele tem surpreendido respeitando as decisões internas como um verdadeiro militante. Ouve mais do que fala”.

Surpresa
Não estranhem se o candidato a prefeito da FPA for o ex-governador Binho Marques (PT). Apesar de empunhar orgulhoso a sua nova carteira de estudante, a saudade da dinâmica executiva poderá falar mais alto.

Disputado
Foi só o vice-governador César Messias (PP) ameaçar sair do PP que choveu convites dos partidos. Mas a simpatia maior de Messias é pelo PSB.

Pensando
César Messias não gosta nada dos troca-trocas partidários. Ele prefere continuar no PP. Mas isso vai depender da turbulência das águas que correm pelo Rio Juruá.

Memória
A avaliação da gestão de Messias em Cruzeiro do Sul é muito positiva. Se trocar de partido a sua candidatura para a prefeitura do município estará confirmada. 

Enquanto isso…
O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) tem empreendido uma cruzada por novos filiados para o PP. Tem andado os quatro cantos do Estado fazendo acordos para 2012.

Orientação
A missão dada ao jovem parlamentar pela direção nacional do PP é ter candidatos em todos os 22 municípios acreanos. Haja recursos para a empreitada… 

Eleição
O secretário municipal de Educação Márcio Batista quer fazer uma gestão democrática. Hoje acontecem eleições diretas em 12 escolas municipais para a escolha dos diretores.

Desembargadora
Nazareth Araújo não está fora do jogo para se tornar desembargadora. Ela vai recorrer da decisão da OAB provando serviços prestados há 16 anos na área jurídica.

Inteligência
A filha do primeiro governador do Acre, José Augusto, seria uma boa aquisição para o Tribunal de Justiça. Conhecimento jurídico, experiência, simpatia e beleza não lhe faltam.

Coisas da vida
Tem muita gente se arvorando a candidato em 2012 sem combinar com a Justiça Eleitoral. Vale lembrar que a Lei do Ficha Suja já está em vigor. Quem tiver sido condenado em algum processo poderá ter a candidatura inviabilizada. É aquela história: “Cada um colhe o que planta”. 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation