Política local 06/08/2011

44Coluna-Nelson

“Se me virem dançando com mulher feia é porque a campanha já começou”.

juscelino kubitschek

Silencioso
Odeputado federal Márcio Bittar (PSDB-AC) depois de sair do jogo eleitoral de 2012 está num momento de prudência. Não esconde de ninguém que qualquer coisa que fale é usada contra ele na oposição. Existe um movimento entre cardeais para esvaziar as suas bases e uma preferência por uma futura candidatura do senador Sérgio Petecão(PSD/AC), em 2014.

Reversão
Mas as coisas podem mudar. Márcio Bittar assumirá, em breve, a presidência do diretório regional do PSDB. Ele pretende fortalecer a legenda nos municípios. Isso pode mudar tudo.

Pão novo
É tida como certa a ida do Padeiro, prefeito do Bujari, para a FPA. Só falta escolher o partido da coligação. Ele será candidato à reeleição.

Surpresa
Tarauacá, no momento, deve ser o município com o maior número de pré-candidatos à prefeitura. Mas está em ação um plano político que pode reduzir drasticamente o atual número de pretendes.

Verde no páreo
Para alguns setores do PT a candidatura do deputado federal Henrique Afonso (PV/AC) à prefeitura da Capital é fato consumado. Ele era cotado na FPA para concorrer em Cruzeiro do Sul.

Positivo
Henrique Afonso tem grande respeitabilidade entre os evangélicos. Se não for para o segundo turno apoiará o candidato da FPA, contrapondo os setores evangélicos oposicionistas.

Radical
Alguns setores evangélicos estão achando a atuação parlamentar do deputado Jamyl Asfury (DEM) muito radical. Claro que são de igrejas e tendências ideológicas diferentes.  

Certo
O PT terá como candidato em Epitaciolândia o professor Marcos Fernandes. Apoiar a indicação do atual prefeito Zé Ronaldo (PSB) está descartado.

Dilma no Acre
A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá visitar o Estado no próximo dia 13. Ela irá à Cruzeiro do Sul para inaugurar a Nova Maternidade. Se esticar mais um dia cortará a fita da ponte sobre o Rio Juruá.

Probabilidade
A confirmação da primeira visita de Dilma ao Acre como presidenta ainda depende de alguns fatores. Sobretudo relacionados às mudanças que está fazendo no seu ministério.

Estilo
Nas suas andanças pelo Estado inaugurando obras e anunciando investimentos o governador Tião Viana (PT) não esquece da política. Todos os que o procuram das mais diferentes orientações ideológicas são atendidos.       

Reflexo
O cuidado que Tião Viana tem tido com a questão política deverá se refletir nas próximas eleições municipais. É só esperar.

Cegos de inveja
Acusações oposicionistas de que duas pacientes do programa “Cuidando dos Seus Olhos” teriam ficado cegas gerou uma ironia do deputado Moisés Diniz (PCdoB): “eles é que estão cegos de inveja”.

Aproximando
Alguns membros do Governo acham que o deputado Denilson Segóvia (PSC) está fazendo uma oposição equilibrada. Quem não deve estar gostando é a deputada federal Antonia Lúcia (PSC).

Mudança
Já está tudo certo para que o pastor Segóvia mude-se para o PSD. Ele costuma dizer que precisa sair do PSC para poder trabalhar mais à vontade.

Inclusão digital
O deputado Taumaturgo Lima (PT/AC) promete direcio-nar emenda para fortalecer o programa Floresta Digital.

Origem
Nascido nas cabeceiras do Rio Môa, Taumaturgo conhece bem as mazelas do isolamento. Pior ainda é o isolamento cultural e intelectual que a internet pode solucionar.

Esquece
A informação de que o ex-governador Binho Marques (PT) poderia ser candidato em 2012 veio de uma fonte fria. Outra bem mais quente garantiu que Binho está em outra freqüência, distante da política.

Realidade
Aliás, como já foi noticiado pela coluna o anúncio da candidatura do PT à prefeitura da Capital será feito até o final de agosto. Os nomes colocados até agora estão frios. Deverá vir uma surpresa.

Convenção
O PSDC vai fazer uma convenção ainda em agosto para definir se terá ou não candidato à prefeitura de Rio Branco. Leia-se deputado Edvaldo Sousa (PSDC).

Imperdível
Os senadores Jorge Viana (PT/AC), Aníbal Diniz (PT/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC) estarão frente a frente na segunda (dia 8), às 21h30, na TV Senado. Vão debater a integração da Amazônia. Os telespectadores poderão conferir quem está mais preparado para representar o Acre na mais importante Casa Legislativa do Congresso Nacional. 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation