Política local 18/08/2011

Nos olhos do jovem, arde a chama. Nos olhos do velho, brilha a luz”.

(Victor Hugo)

Centavo furado
Não apostem um centavo furado no desfecho de um racha entre PCdoB e PT pela indicação do candidato a prefeito de Rio Branco. Vão se entender, como das outras vezes. É infantil crer numa briga entre Edvaldo Magalhães (PCdoB), Jorge Viana (PT) e Tião Viana (PT).

Acaba a FPA
O PT e PCdoB são o principal embrião da FPA, uma ruptura, que não interessa a nenhum dos dois, seria o fim da aliança e o caminho natural para o enfraquecimento e perda do poder.

Conter o assanhamento
O PCdoB, ao pôr o nome de Perpétua Almeida no debate, o faz para assegurar o seu espaço na chapa majoritária da PMRB, pelo qual, partidos menos importantes da FPA já se assanharam.

Metralhadora giratória
Quem conversou recentemente com a presidente do PV, Shirley Torres, revelou à coluna ser ela a mais ferrenha defensora do rompimento com o PT e ter candidato próprio à PMRB.

Sem volta
Para a presidente Shirley, o rompimento e a candidatura a prefeito da Capital do deputado federal Henrique Afonso (PV) são uma via sem volta e o fim de uma década de atrelamento.

Ora, dona Shirley!
Mesmo com candidatura própria à PMRB, a presidente Shirley é hilária ao dizer que, mesmo assim o PV “não será oposição à FPA”. Ora, quem governa a Capital não é um nome da FPA?

Obrigação moral
O ex-deputado federal Fernando Melo (PMDB) tem a obrigação moral de revelar o nome para que paciente do TFD o governo deu uma passagem de ônibus e faturou como fosse de avião.

O nome, Fernando!
Pela gravidade de sua denúncia, se não revelar o nome, deixa o direito da dúvida da acusação ter sido criada para gerar um fato negativo ao governo, o que seria demais lamentável.

Nome do colete
O vereador César Lazari (PT) é o nome do prefeito Paulinho Almeida como candidato preferido à sua sucessão, na prefeitura de Plácido de Castro. É um candidato meia-bomba.

Condição final
Perguntado se apoiaria o deputado federal Henrique Afonso (PV) à PMRB, por serem evangélicos, o deputado Astério Moreira (PRP), foi curto: “só se for o candidato da FPA”.

Nome novo
O deputado Luiz Tchê (PDT) garante que seu partido terá candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, o filiado Cláudio Negreiros, que já disputou sem sucesso eleição para outros cargos.

Porteira aberta
Tchê abriu as portas para quem quiser se filiar ao partido para ser candidato a vereador da Capital, com a vantagem do PDT não ter ninguém de mandato disputando vagas na área.

Forum errado
Não são os vereadores de Sena Madureira que terão que autorizar o pagamento ao prefeito Nílson Areal e ao vice Jairo Cassiano pelo período em que estiveram cassados pelo TRE/AC.

Requerer na Justiça
Não contesto a legalidade dos referidos pagamentos, mas, esta é uma ação que deve ser impetrada na Justiça: se os vereadores mandarem pagar se encalacram por improbidade.

Meio milhão
Beira ao meio milhão de reais os pagamentos requeridos pelo prefeito e pelo vice.

A verdade é outra
Não é verdade que a saída dos radares aumentou o número de acidentes, como propala a direção do Detran. A verdade não é esta, mas a queda da receita do órgão sem os radares.

Cuidado redobrado
A diretora do Detran, Sawana Carvalho, deve ficar de olho para que as empresas do ramo envolvidas em denúncias de falcatruas no “Fantástico” não participem dessa licitação.

Quero minha ponte
Com inveja da ponte sobre o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, o deputado Manoel Moraes (PSB) promete cobrar todo dia na tribuna a construção de uma ponte igual em Xapuri, seu reduto.

Unindo metrópoles
A ponte é de uma grande importância econômica para o Brasil. Vai unir a metrópole Xapuri à também metrópole Sibéria, que fica do outro lado do Rio Acre, em frente à sede do município.

Trem da alegria
A população, os segmentos organizados, a exemplo do que ocorreu em outras capitais, devem se mobilizar para barrar o projeto imoral na Câmara Municipal para o aumento de vagas.

Nenhuma contribuição
Aumentar o número de verea-dores não dará nenhuma contribuição positiva à cidade, no máximo criará uma penca de cabides de empregos a serem ocupados por despreparados.

Na barra da lei
Quem será julgado hoje no TRE/AC por capacitação irregular de votos é o deputado Walter Prado (PDT), cuja campanha foi franciscana, perto das consideradas mais caras para a Aleac.

Fim do aluguel
O governador Tião Viana entregou ontem mais um pacote de casas populares. Foram 194. Estão previstas mais de mil unidades. Não assimilo como se pode criticar este tipo de ação, que tira quem morava de favores, em favelas, para casas em lugares urbanizados. Só que pode aquilatar a importância de ter sua casinha é quem passou a vida pagando aluguel.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation