X

Acre por inteiro

Sob todos os aspectos, um marco histórico a inauguração da ponte sobre o Rio Juruá neste final de semana. Mais do que suas dimensões e imponência, significa o elo que faltava para que o Acre fosse completo: a interligação das várias regiões e do Estado como um todo.

Sem essa interligação, que se completará com a conclusão do asfaltamento da BR-364 até Cruzeiro do Sul, passando pelos vales do Purus, Iaco e Juruá, o Acre sempre esteve incompleto, seccionado desde suas origens. E só os habitantes dessas regiões sabem o que sofreram por causa desse isolamento.

É motivo de comemoração sim a inauguração dessa obra e só os tolos, os sonhadores ou políticos mal intencionados não vêem ou não querem ver a sua importância. Até mesmo para aprofundar o sentimento de acreanidade.

Evidentemente que com essa ponte e a conclusão da BR-364 colocam-se grandes desafios para os governantes, a classe política e a sociedade deste Estado. O principal deles: desenvolver essa região com justiça social, em proveito das populações locais e com todos os cuidados de preservação ambiental.  

 

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: