COEP- AC lança quarta edição de prêmio que valoriza a participação social

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã valoriza as pessoas que no dia a dia lutam pela promoção dos direitos de cidadania em comunidades. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

O COEP AC (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida do Acre) anuncia os três candidatos do estado à quarta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Promovido desde 2008, o prêmio valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com esta causa, ressalta André Spitz, presidente do COEP Nacional.

Todos os candidatos selecionados são pessoas de comunidades que participam ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários, participam com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade. As ações realizadas têm diversos focos, desde atividades de assistência, capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente.

Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que agora dão palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje já atingem outras comunidades em diversos estados são exemplos de algumas iniciativas.

“A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas próprias cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social”, explica Cleísa Brasil, secretária executiva do COEP-AC.

Os candidatos do COEP- AC são:

•         Aldeci Cerqueira Maia(Nenzinho) – Idealizador, sócio-fundador e presidente Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá (Sena Madureira, AC). Sua atuação comunitária foi fundamental para criação da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, em 2002;

•         Hailton Melo de Araújo (Fé) – Voluntário do Cantinho do Zito, instituição sócio educativa que abriga meninos em condição de risco social, em Senador Guiomard (AC). Fé aproveitou a experiência adquirida na Embrapa Acre para implantar hortas comunitárias no Cantinho do Zito e na periferia de Rio Branco;

•         Neiva Nara Brana Lins – Coordenadora da Oficina Som da Floresta, grupo de percussão com crianças que utilizam instrumentos feitos com materiais da floresta, criando letras e melodias com temas ambientais.

Todas as ações realizadas pelos candidatos estão cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.

Reconhecimento para quem conquistar votos
Como nos outros anos, a votação será feita no site do prêmio www.coepbrasil.org.br/premiobetinho, de 9 de agosto a 20 de novembro, e a seção Minha Mobilização vai reconhecer aqueles que mais se empenharem em divulgar e aumentar a votação no prêmio.

Ao votar, a pessoa receberá automaticamente em sua caixa postal um e-mail com um link personalizado gerado pelo site. Para atrair novos votos, basta reencaminhar esse link para sua rede de amigos. Depois, poderá verificar o impacto da sua mobilização, acompanhando a seção no site do prêmio. Ao final da votação será reconhecida a pessoa que se destacou como Mobilizador. (Ascom Coeap/AC)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation