Pular para o conteúdo

Começou a 2ª Semana Municipal de Juventude

 A Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal de Juventude e a Rede Acreana de Mulheres e Homens celebrou  convênio para realização da 2ª Semana Municipal de Juventude, iniciada nesta terça-feira, 9. O principal objetivo é envolver a juventude do município e contribuir para o conhecimento de políticas públicas voltadas a esse grupo, estimulando assim sua participação ativa nas atividades realizadas, orientando para construção de um plano de vida saudável, para superar alguns obstáculos à saúde.

 Desde o mês de junho, a equipe responsável já está nos preparativos para a Semana, que este ano terá como tema  “Juventude e Vida Saudável”. A questão da  juventude adquiriu uma visibilidade muito grande nos últimos anos em Rio Branco. Os jovens ocupam o centro de questões que comovem a cidade, tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nossa evolução social, com valores e padrões éticos superiores aos que predominam hoje.

 A  juventude é, conforme a coordenação do evento, “a fase da existência humana mais bonita, mais agradável, mais aberta no sentido de que tudo são aprendizagem e desenvolvimento Acima de tudo, é o instante, é o período que todo o nosso sistema, seja físico, mental e social está receptivo a tudo de construtivo que possamos realizar”.

 Por isso, o tema juventude deve ser discutido sempre, todos os dias, porém reservar uma semana a cada ano para o debate é de extrema importância tendo em vista toda a complexidade e diversidade da questão, além de abrir espaço para as suas diferentes formas de manifestação.

 A 2ª Semana Municipal de Juventude pretende desenvolver trabalhos nas áreas de entretenimento, educação, comunicação e mobilização social, valorizando assim os talentos e grupos das comunidades, além de politizar e despertar o interesse de conhecer as políticas voltadas à juventude. Nesta Semana, queremos também tratar de um assunto muito importante: Vida Saudável na Juventude. Queremos informar e incentivar os jovens a seguir um plano de vida saudável, sensibilizando para alguns obstáculos à saúde, como doenças mais comuns nessa faixa etária.

 A informação e a participação são instrumentos que contribuem significativamente para alcançar os objetivos das políticas públicas, em especial, são essenciais para o sucesso das políticas mais recentes como as de juventude. Hoje em dia se reconhece as dificuldades e a grande complexidade que envolve os processos efetivos de construção e de desenvolvimento das políticas de juventude.

 As atividades de produção cultural, assim como as de recreação e esporte, são campos centrais para a vivência da juventude. Valem como espaços para construção de identidades e sociabilidade, incluindo a criação de linguagens e códigos próprios. Possibilitam experimentação, troca de informações, ampliação de referências, elaboração e confronto de valores. Permitem que os jovens se encontrem com outros jovens em espaços menos controlados e regrados. Neste sentido, a programação na semana terá essa abordagem como referência metodológica, ou seja, construção de momentos onde os jovens se sintam livres para ajudar construir momentos saudáveis para sua vivência.  (Assessoria)