Eletrobras quer investir R$ 12 bi por ano até 2015

A Eletrobras planeja dobrar o ritmo de investimentos até 2015, para cerca de 12 bilhões de reais por ano, em um esforço para acompanhar o ritmo de expansão da economia brasileira. O presidente da estatal, José da Costa Carvalho Neto, disse nesta segunda-feira que a empresa investirá um total de 12,6 bilhões de reais em 2012, enquanto projeta dispêndio de 10 bilhões de reais neste ano. Em 2010, a companhia investiu cerca de 5,3 bilhões de reais.

Segundo Carvalho, dos 12,6 bilhões de reais previstos para 2012, 6,4 bilhões irão para o setor de geração, 4,3 bilhões de reais para o setor de transmissão e 1,9 bilhão no segmento de distribuição, disse o executivo durante evento em São Paulo.

“Estamos para divulgar o plano de investimento, estamos só esperando a questão das concessões para ter um valor mais exato”, disse o executivo, em referência a concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015 e que precisam ser renovadas ou licitadas novamente. O governo ainda não tomou uma decisão, embora empresas do setor e agentes do mercado acreditem que haverá renovação.

Entre os projetos previstos para 2015, estão a entrada em operação da usina de Belo Monte, no Pará, terceira maior hidrelétrica do mundo.
Neto acrescentou, porém, que os números ainda podem passar por ajustes. Segundo ele, o Brasil está passando por um desenvolvimento do setor terciário (serviços) e com isso ele avalia que para um crescimento do PIB de 1% ao ano, há necessidade de se ampliar a oferta de energia em 1,2%. (Reuters Brasil)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation