X

Sipam também confirma ‘leve friagem’ para o Acre hoje

As temperaturas de cerca de 39 ºC registradas ontem (30) em Rio Branco e outras cidades do Acre darão lugar a dias mais frescos, segundo a previsão dos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Uma frente fria chega nesta quarta (31) ao Estado e muda o tempo já pela manhã em boa parte do Estado, com exceção da porção oeste (região de Cruzeiro), onde demora mais a esfriar. O dia irá variar de nublado a encoberto e há previsão de fortes pancadas de chuva, com ventos, raios e trovoadas. “Esta frente fria trará mais um evento de friagem, mas que não será de tanta intensidade quanto o último, ocorrido semana passada”, explica o meteorologista Luiz Alves.

Na última friagem, as estações meteorológicas no Acre registraram temperaturas mínimas de 10,9 ºC em Brasiléia, 11,9 ºC em Rio Branco, 14 ºC em Marechal Thaumaturgo, 16 ºC em Porto Walter e 17,7 ºC em Cruzeiro do Sul. Dessa vez, o frio será bem menos intenso e os termômetros baixarão no máximo a 15 ºC em Brasiléia, 17 ºC em Rio Branco, 16ºC em Sena Madureira, 18 ºC em Tarauacá e 19 ºC em Cruzeiro, durante a madrugada de quinta para sexta.

Chuvas – Ainda que a frente fria não traga frio significativo, a boa notícia serão as chuvas, já que o Acre registrou índices pluviométricos abaixo da média histórica em agosto. “Neste mês choveu entre 30 e 60 mm no oeste do Acre e entre 5 e 15 mm nas demais áreas. É normal ocorrerem poucas chuvas no período, mas neste ano foi mais seco”, explica Luiz.

O tempo seco traz preocupações para a saúde e ao meio am-biente, pois favorece queimadas e diminuiu o nível do Rio Acre. Até o final de semana essa situação terá melhora no Acre, entretanto, sábado o tempo seco e quente deverá retornar. (Assessoria Sipam)
 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: