Radares serão instalados em dez pontos da Capital

O Detran/AC lança na próxima semana o edital para a abertura de licitação da empresa responsável em instalar radares eletrônicos em Rio Branco. A previsão é de que até outubro os equipamentos estejam funcionando em 10 pontos da Capital, entre eles as avenidas Amadeo Barbosa, Antônio da Rocha Viana, Getúlio Vargas e na AC-40. Os novos radares terão como diferencial dos anteriores (desativados em março) sistema de vídeo-monitoramento capaz de captar as imagens e enviá-la a um sistema automático, interligado ao departamento.

Pura-bucha
Dados do Detran/AC indicam que a retirada dos aparelhos aumentou o número de acidentes causados por velocidade excessiva e falta de respeito aos semáforos, principalmente nas vias mais rápidas (ex: Chico Mendes e Dias Martins). A implantação de novos radares eletrônicos faz parte do compromisso firmado pelo Governo do Acre para a execução do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década, uma proposta da ONU, cuja meta é prevenir e reduzir o índice de acidentes com medidas que envolvem 4 áreas temáticas: logística, engenharia, educação e fiscalização.

“Uma das metas é aumentar a fiscalização eletrônica nas cidades e rodovias”, diz a diretora do órgão, Sawana Carvalho. Ela também informa que a licitação está sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para dar total transparência ao processo.

Nesta semana, o Detran notificou a empresa Kopp para a retirada imediata dos equipamentos que permanecem em alguns pontos. A Kopp foi acusada de fraudes na implantação de radares em alguns municípios brasileiros. Ao saber da denúncia, o governo acreano cancelou o contrato com a empresa, que se preparava para instalar novos equipamentos em Rio Branco. Sawana Carvalho explica que tanto a Kopp quanto a empresa que vencer a próxima licitação é responsável apenas pela instalação e manutenção dos aparelhos no Estado. “O serviço é todo referenciado pelo Detran”.

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation