X

Governador Tião Viana entrega hoje Ponte do Juruá à população

Um dos maiores sonhos dos moradores do Vale do Juruá será realizado hoje à noite com a entrega da Ponte da União sobre o Rio Juruá. A solenidade terá a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos. Será a maior ponte do Acre com uma extensão 550m, quatro pistas para tráfego de veículos e duas passarelas para pedestres. Ligará o Centro de Cruzeiro do Sul ao bairro Miritizal, além de fazer uma conexão direta com a BR-364 através de uma variante de 12 Km que está em pavimentação. Segundo o governador Tião Viana a inauguração acontecerá à noite para que a população possa apreciar a sua sofisticada iluminação que realça os detalhes da obra.

A inauguração atraiu para Cruzeiro do Sul uma verdadeira romaria de políticos às vésperas do encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória. Os senadores Jorge Via-na (PT) e Aníbal Diniz (PT), os deputados federais Taumaturgo Lima (PT/AC) e Perpétua Almeida (PCdoB/AC), a maioria dos deputados estaduais e diversos secretários de Estado participarão do evento que terá uma queima de fogos comparada a da virada do ano na Capital.

A construção da ponte demorou quase três anos e foi iniciada ainda na gestão do ex-governador Binho Marques (PT). O ex-secretário de Planejamento, Gilberto Siqueira, lembra das dificuldades para conseguir os recursos para a construção das maiores pontes da BR-364. “Depois do PAC que garantia a pavimentação da BR-364 o maior problema eram as pontes. Só estava garantido o asfaltamento. Mas a sensibilidade do ex-presidente Lula (PT) e, especialmente da então ministra da Casa Civil que coordenava o PAC, a atual presidente Dilma Rousseff (PT), numa negociação do ex-governador Binho Marques e o então senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre, conseguimos inserir as grandes pontes da BR-364 que estão sendo inauguradas este ano”, recordou.

Símbolo da integração
A ponte estaiada sobre o Rio Juruá é considerada uma das mais modernas do Brasil. Para o governador Tião Viana a obra é um marco para a integração definitiva do Estado. “A construção da BR-364 é importante porque existem dívidas sociais e históricas. O pequeno Estado do Acre, maior produtor de borracha, já disputou o primeiro lugar do PIB brasileiro no início do século XX com o café e a pecuária. Éramos a grande matriz exportadora brasileira e alimentamos os primeiros passos da infra-estrutura da revolução industrial mundial. Era a borracha o grande instrumento da industrialização planetária. Portanto, existem dívidas morais, éticas, históricas e o compromisso com a segurança nacional, à preservação ambiental e a resposta da economia verde que é a grande matriz do século XXI. A Ponte da União simboliza a rea-lização dos propósitos para que o Acre possa integrar todos os seus municípios e abrir novos caminhos para participar efetivamente da economia brasileira e mundial”, disse ele.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: