Ibama libera Licença de Instalação para as obras do segundo Linhão

Deve ser publicada amanhã, no Diário Oficial da União, a Licença de Instalação para as obras da segunda linha de transmissão de energia entre Porto Velho e Rio Branco. As conversas sobre a liberação do documento foram definidas na quarta-feira, em Brasília. Segundo o gerente de Operações da Eletronorte (Regional Acre), Niobey José Freire, “são 3 frentes de trabalho que já podem entrar em operação a qualquer momento”.
Linhao2608
A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em setembro de 2012. A obra, orçada em R$ 240 milhões, é estratégica para garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica no Acre. Depender apenas de uma linha de transmissão deixa o Acre vulnerável a interrupções na oferta de energia, como a ocorrida há 2 semanas.

O superintendente do Ibama/AC, Diogo Selhorst, reforça o compromisso que a instituição tem em respeitar a legislação ambiental. “Obedecemos a um cronograma, mas estávamos sensíveis ao problema”, disse. “Tudo conspirou a favor da agilidade ao processo”.

A última licença necessária para o empreendimento ser concluído é a Licença de Operação, que deve ser emitida ao final das obras. A empresa responsável informa ao órgão ambiental que concluiu os trabalhos, o Ibama faz a vistoria técnica e libera o documento. A expectativa é de que este documento encontre menos obstáculos para ser liberado.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation