Prefeitura de Cruzeiro do Sul busca inovação para melhorar atendimento de saúde

Na quinta-feira (18), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde Cruzeiro do Sul esteve prestando atendimento, voltado para a saúde da mulher na sede da Igreja Assembleia de Deus. Foram oferecidos exames de glicemia, HIV, hepatite, verificação de pressão, preventivos, consultas médicas, entre outros.

Parcerias como essa com a Assembleia de Deus, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando com outras entidades, para aproximar ainda mais a atenção básica da população. Nesses locais, são realizados atendimentos também voltados para a saúde do homem.

Na zona rural a Secretaria de Saúde também já mudou a forma de atendimento. As equipes atendem não somente nos postos, mas se deslocam para outros pontos estratégicos mais próximos das comunidades para que todos sejam alcançados. “Assim nós atingimos nosso objetivo que é evitar, diagnosticar e tratar as doenças e não ficamos com uma demanda reprimida”, afirma a secretária de saúde, Lucila Brunetta.

Nesses atendimentos móveis estão presentes profissionais das coordenações de tuberculose e hanseníase que também procuram levantar os casos suspeitos dessas doenças. Para os vários tipos de exames a Secretaria se encarrega da coleta, diagnóstico e entrega dos resultados.

Uma das preocupações recentes dos profissionais de saúde do município era com o baixo número de mulheres que procuravam as consultas pré-natais. Agora, uma idéia aprovada pelo prefeito, Vagner Sales, já melhorou consideravelmente o número de mães que estão procurando os postos. Aquelas que iniciam as consultas até o terceiro mês de gestação e completa as sete consultas ganham da Secretaria de Saúde, um kit com parte do enxoval do bebê. “Estamos distribuindo cerca de 50 enxovais por mês, isso significa que as mães estão realizando o acompanhamento e vamos diminuir os casos de mortalidade infantil e evitar que muitas mães morram na hora do parto”, comenta Lucila Brunetta.

Outro trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul que tem alcançado destaque é o atendimento a pessoa idosa. O grupo de idosos que já recebe apoio da Secretaria de Assistência Social é acompanhado no Centro de Convivência do Idoso pelas equipes de saúde com atividades físicas, verificação de pressão e consultas médicas. Trabalho semelhante é realizado nos postos com os idosos das comunidades.

O atendimento odontológico também está sendo expandido para um número cada vez maior de comunidades rurais, como é o caso das comunidades das vilas São Pedro, Santa Rosa, Santa Luzia e região do Nari do Môa.

Em comunidades ribeirinhas
O trabalho desenvolvido até agora pela Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, nas comunidades às margens dos vários rios que cortam o território do município, já ganhou destaque e será apresentado em uma solenidade em Brasília para servir de exemplo de como as comunidades isoladas estão sendo alcançadas.

Cada expedição do barco com a equipe de saúde dura em média 25 dias. Além disso, profissionais se deslocam em pequenas embarcações dentro dos igarapés onde o acesso é ainda mais difícil para que todos sejam alcançados.

Em várias comunidades, a Prefeitura distribuiu barcos confeccionados em alumínio equipados com motores de popa, que ficam de prontidão para serem utilizados em casos de emergência. Várias pessoas feridas em acidentes de trabalho e picadas de cobra, já foram salvas através das embarcações que se deslocam com rapidez trazendo o paciente ao Pronto Socorro de Cruzeiro do Sul.

A partir dos atendimentos de saúde nas comunidades ribeirinhas, a equipe que cuida da saúde da mulher já descobriu alguns casos de câncer do colo do útero em mulheres que jamais haviam realizado um exame preventivo e agora estão sendo tratadas. (Ascom Prefeitura de Cruzeiro do Sul)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation