X

Projeto SENAI SESI de Inovação será lançado na Eletrobras

Com o tema “Promoção e Proteção da Saúde Mental dos Trabalhadores da Indústria”, o Sistema FIEAC lança o Projeto SENAI SESI de Inovação, nesta terça-feira, 9 de agosto, a partir das 8h30, no auditório da Eletrobras Distribuição Acre – antiga Eletroacre. De acordo com a palestrante Luana Ugaldi, psicóloga do SESISAÚDE, a cada ano, o número de trabalhadores que se afastam do ambiente laboral por problemas de saúde mental tem aumentado consideravelmente.

“Este projeto, que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, está embasado nos índices apresentados pelo Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida na Eletrobras, no período de setembro de 2007 a dezembro de 2009, onde foi detectado um percentual de 3,5% de depressão referida e 8,6% de transtornos mentais comuns”, revelou Ugaldi.

Com isso, observou-se a necessidade de medidas de promoção da saúde mental dos trabalhadores daquela empresa. O SESI pretende intervir de forma sistemática no ambiente de trabalho, dividindo seu plano de ação em três grandes etapas: Coleta e avaliação de dados, onde será avaliada a situação da saúde mental dos trabalhadores desta empresa; Análise dos dados coletados e estabelecimento de objetivos específicos, onde serão analisadas, junto à empresa, formas de promover e proteger a saúde mental do trabalhador; Trabalho em grupo com trabalhadores em situação de adoecimento mental por meio de grupos de Suporte Psicológico e Oficinas de Multiplicadores, visando capacitar a equipe de saúde da empresa para dar continuidade às atividades após o término do projeto e conscientizar para práticas que elevam a saúde mental do trabalhador.

“Desta forma, o SESI conta com a participação e colaboração de todos para alcançar os objetivos da metodologia em tese, norteando os trabalhadores da Eletrobras/AC para uma perspectiva de melhoria na qualidade de vida e elevando, assim, a produtividade deles”, finalizou a psicóloga. (Assessoria)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: