X

Sinduscon comemora Dia da Construção oferecendo serviços

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon/AC) comemoram, no próximo dia 20 de agosto, sábado, a quinta edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), por meio do Sesi/AC e do Senai/AC, o evento oferecerá serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania aos trabalhadores do setor da construção e seus familiares.

No Acre, o Dia Nacional da Construção Civil está na sua 2ª edição e será realizado no Ginásio do Sesi e unidades adjacentes, a partir das 8h até às 17h, em moldes semelhantes aos da Ação Global, tendo como tema central o cuidado com o meio ambiente, como forma de promover a qualidade de vida da sociedade. A meta é que mais de 4 mil trabalhadores da cadeia da construção civil – e seus familiares – participem no Estado.

“É muito importante que os empresários se sensibilizem, garantindo e incentivando a participação de seus trabalhadores e familiares neste evento. Será um dia diferente, de lazer, com várias atividades culturais, educacionais e de saúde – com direito à vacinação, aplicação de flúor e, em parceria com Estado, teremos até ginecologista fazendo atendimentos gratuitos”, salientou Assurbanipal Mesquita, coordenador do Dia Nacional da Construção Social no Acre.

O público ainda terá à sua disposição o Parque Aquático do Sesi, cortes de cabelos, oficinas culturais, inclusão digital, curso de aproveitamento alimentar do Cozinha Brasil e atividades esportivas. Tudo inteiramente grátis. Neste ano, o mutirão solidário em prol da cidadania ocorrerá simultaneamente em 23 cidades brasileiras e a expectativa é de que sejam realizados 550 mil atendimentos em todas as cidades envolvidas, com um número esperado de 100 mil participantes em todo o país.

O objetivo principal da festa é proporcionar um dia de lazer para trabalhadores, familiares e empresários da construção civil. Para a indústria da construção, o Dia Nacional da Construção Social representa, em 2011, uma oportunidade de apresentar à sociedade os avanços que têm sido alcançados nos últimos anos pelo setor na área da sustentabilidade ambiental.

O presidente do Sinduscon/AC, Carlos Afonso Cipriano dos Santos, chama a atenção para a importância do papel que o setor desempenha no contexto da sustentabilidade, do futuro do planeta e o desenvolvimento social.

“O setor da construção civil é o que mais emprega no setor produtivo, atualmente. É o que mais dá oportunidade a pessoas menos qualificadas, é inclusivo. Se considerarmos somente o universo de profissionais envolvidos na atividade da construção e do mercado imobiliário, são mais de 10 milhões de pessoas.

Esse grupo de trabalhadores e empresários pode ter um papel determinante esclarecendo a opinião pública sobre a importância de difundir a prática da sustentabilidade ambiental”. (Ascom Fieac)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: