12 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Terceirização da frota de veículos oficiais vira moda no Senado Federal

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
27/08/2011 - 19:21
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Senado nem mesmo concluiu a primeira — e polêmica — licitação para terceirizar a gestão dos veículos oficiais dos 81 parlamentares e já lançou concorrência para transferir a responsabilidade sobre a frota da polícia da Casa à iniciativa privada. A Comissão Permanente de Licitação abriu edital estipulando preço de R$ 576 mil anuais — valor que não inclui gastos com motoristas ou combustível — para alugar oito veículos à Polícia Legislativa do Senado.

Esses carros substituirão os veículos que atualmente fazem a segurança do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e de outros parlamentares que compõem a Mesa Diretora. A previsão é que os oito automóveis que serão substituídos por unidades alugadas sejam leiloados.

O texto da concorrência especifica que o contrato envolverá o aluguel de cinco veículos tipo sedan e de três caminhonetes. Com o montante de R$ 576 mil previsto na licitação, seria possível comprar pelo menos seis dos oito veículos descritos no edital. O primeiro-secretário da Casa, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), alega que o valor é uma projeção acima dos preços de mercado para dificultar a formação de cartéis na concorrência, e que a renovação da frota da Polícia Legislativa do Senado é apenas uma parte da reforma no sistema de gestão de veículos. “Estamos fazendo a licitação para fechar a frota toda. Acho que o preço pode baixar. Nós usamos a estratégia de botar para cima para não dar dica aos concorrentes”, justifica.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Vans
Lucena adianta que os próximos itens terceirizados serão as vans que transportam os servidores da Casa da Chapelaria do Congresso à Rodoviária do Plano Piloto.

No caso desses automóveis, o Senado deve optar pelo aluguel dos veículos com motoristas. “Aquelas vans que transportam as pessoas, também vamos terceirizar. Algumas serão contratadas com motorista e outras, sem. Vamos aproveitar os que já estão lá e que seriam demitidos com a reforma”, diz o primeiro-secretário. Além dos 81 carros oficiais exclusivos dos parlamentares, a frota do Senado é composta por 138 veículos de serviço.

A primeira licitação para escolher a empresa de aluguel de carros não foi concluída por problemas nas companhias vencedoras do certame. Depois de reportagem do Correio mostrando que a firma escolhida na primeira etapa da concorrência pertencia a um servidor da Casa, o Senado desclassificou a empresa e adiou a assinatura do contrato. (Correio Braziliense)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Cobra de seis metros e de 120 quilos é encontrada por fazendeiro em MT

Próxima Notícia

Ministra Ideli Salvatti apresentou emendas para ONG de assessor

Mais Notícias

O Casarão, no Centro de Rio Branco - Foto: Eduardo Rocha/SEET
4º destaque

Cursos, dança e atividades culturais movimentam agenda desta quinta em Rio Branco

12/02/2026
Foto: Arquivo/MP
2º destaque

Mais de 350 kg de alimentos impróprios são apreendidos e três comerciantes são presos no Acre

12/02/2026
Foto: Anne Nascimento
6º destaque

Acre tem 384 vagas de emprego abertas pelo Sine nesta quinta-feira, 12; veja como concorrer

12/02/2026
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Previsão do tempo no Acre aponta calor, alta umidade e chance de chuvas fortes nesta quinta

12/02/2026
O bloco do Vai Quem Quer vai ter poiliciamento por parte da Polícia Militar em 2026. Foto: Juan Vicent Diaz
Destaques Cotidiano

Carnaval do Tucumã terá reforço da Polícia Militar e mudanças no esquema de segurança em Rio Branco

11/02/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Bocalom exonera Clendes da RBTrans e nomeia novo superintendente em edição extra do DOE

11/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Ministra Ideli Salvatti apresentou emendas para ONG de assessor

TRF determina corte dos salários pagos pela Câmara acima do teto

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre