Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Você tem fome de quê?

Se for de cinema, aproveite as sessões gratuitas do Cineclube Samaúma que estréia hoje

Certamente você ouviu ou já em leu algum lugar a seguinte afirmativa: “Você é o que você come”, certo? Uma frase que divide opiniões. Há quem gaste muito tempo refletindo sobre o assunto e ainda assim não consegue chegar numa resposta concreta. Mas talvez o que vai ajudá-lo a descobrir isso é garantir sua poltrona nas sessões deste mês do Cineclube Samaúma Cinema e Vídeo. A sessão inaugural do projeto vai apresentar ao público de Rio Branco o documentário Sem Fastio: Você Tem Fome de Quê? (co-produção entre Acre e Pará, filmado durante o Fórum Social Mundial de 2009), que será exibida hoje, quinta-feira, a partir das 19 horas, no Cine Teatro Recreio.

De acordo com a presidenta do cineclube, o modus operandi do Samúma trabalha com desenvolvimento de módulos temáticos, ou seja, exibição de filmes que remetam a uma questão atual, que será debatida em conjunto com o público ao acender das luzes de cada sessão. “A temática de setembro é a comida. Vamos assistir e discutir produções que retratam a alimentação em suas formas de produção, sua relação com o meio e com o homem. Para isso, traremos no lançamento (hoje) um documentário que fala do vegetarianismo até a alimentação nos países africanos”, explica Daniela Andrade.

Abrir espaço na capital para filmes fora do circuito comercial, mostrar e debater produções do Acre e repensar quais os caminhos de uma política que traga autossuficiência para o mercado audiovisual independete no estado são elementos de base no planejamento do cineclube.

“Junto com os demais atuantes na cidade, o Samaúma pretende criar uma alternativa para o filme não-comercial (nacional ou estrangeiro), seja qual for sua linguagem, já que falta espaço para eles nos cinemas daqui”, enfatiza Daniela.

Cardápio especial Samaúma
O filme Super Size Me – A Dieta do Palhaço (2004) será apresentado no próximo dia 11. Nele, o diretor Morgan Spurlock resolve se alimentar apenas com refeições de uma famosa cadeia de fast-food por um mês.

Em seguida, dia 15, será exibido o documentário nacional do diretor Silvio Tendler, O Veneno Está na Mesa (2011), que aborda o uso de agrotóxicos na alimentação. Quem encerra o ciclo temático sobre comida é o também nacional Estômago (2007, ficção) no dia 25. A produção é dirigida por Marcos Jorge, que narra as desventuras de um nordestino quando se descobre cozinheiro na Grande São Paulo.

“Lembrando que todas as sessões são gratuitas e têm início sempre às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, que fica ali na Gameleira. Outra coisa importante é que um curta metragem acreano será exibido antes de cada filme.

Todos vocês são nossos convidados. Bom apetite!”, finaliza a presidenta do Samaúma. O projeto é apoiado pela Aldeia FM (Sistem Público de Comunicação do Acre) e tem a parceria do governo do estado, por meio da Fundação Elias Mansour. (Assessoria)

Sair da versão mobile